“Foi uma ótima participação…depois de duas épocas loucas, cheias de condicionalismos, estarem presentes no maior evento desportivo do mundo é fantástico”, disse Luís Cameira, treinador do SC Braga, que acompanhou de perto Tamila Holub e José Paulo Lopes, nadadores que participaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Tamila Holub foi a primeira nadadora portuguesa a conseguir dois mínimos A para os Jogos Olímpicos e assim participou na prova dos 1500m Livres (22.ª) e nos 800m Livres (25.ª). José Paulo Lopes bateu os mínimos A para a prova dos 800m Livres (23.º) e participou ainda na prova dos 400m Estilos (20.º com novo recorde pessoal)…
“A ÉPOCA DESTES DOIS NADADORES FOI FANTÁSTICA”
“A época destes dois nadadores foi fantástica… únicos finalistas portugueses no Europeu de Budapeste, em maio. O José Lopes se não tem tido um Europeu excecional não estaria nos JO. Mesmo assim ainda melhorou a sua marca aos 400 Estilos, ficando nos 20 melhores do mundo, sendo a melhor classificação masculina e a segunda melhor classificação de Portugal”, disse Luís Cameira.
“A Tamila, depois de ter batido os seus recordes pessoais, quer no Europeu, quer no Maré Nostrum aos 400, 800 e 1500m criou expectativas elevadas que depois não conseguiu concretizar nos JO. Teremos de analisar o que correu menos bem, se foi o planeamento (com resultados excecionais em maio e junho) ou se foi alguma questão psicológica, consequência das elevadas expectativas criadas”, referiu Luís Cameira, que adiantou: “talvez tenha sido resultado do estado de forma em que esteve em maio e junho e depois não conseguimos melhorar para cá”.
TAMILA HOLUB 25.ª NOS 800M LIVRES
Sobre a prova de quinta-feira de Tamila Holub, os 800m Livres, em que a nadadora do SC Braga terminou em oitava a sua série e o 25.º lugar da geral, Luís Cameira considerou que “até metade da prova ela esteve muito bem. Depois não conseguiu reagir ao ataque das adversárias, ao contrário do que é normal nela e ficou sozinha. Temos que analisar o que terá falhado”.
O treinador do SC Braga salientou que “ela está bem, cansada, mas bem. De consciência tranquila de quem deu o máximo”.
Os dois nadadores e Luís Cameira estão de regresso a Portugal e às merecidas férias… “foram dois anos seguidos sem parar. Foi muito duro e cansativo, mas muito gratificante! A melhor época da minha carreira. Também a melhor época do José Paulo Lopes e uma das melhores da Tamila. A melhor também da Natação do SC Braga”.