Melhorar o resultado obtido nas últimas competições internacionais é o grande objetivo do K4 masculinos que vai participar na distância de 500 metros no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, que se realiza em Poznan, na Polónia, entre o dia 24 e 27 de junho.
Rúben Vilas Boas, do GCDR Gemeses, é um dos nomes fortes da embarcação de K4 masculinos, que conta ainda com Francisco Santos e João Cunha Pereira (CN Ponte Lima) e Bruno Macedo (CN Prado). Para o canoísta da zona de Esposende o objetivo é claro e está bem definido: “passa por melhorar o resultado da última prestação desta tripulação, que foi o quinto lugar tanto no Campeonato da Europa, como no Campeonato do Mundo em 2019”.
Em estágio com a equipa há já alguns dias, Rúben Vilas Boas considera que “a preparação tem corrido bem, o facto de estarmos motivados torna o próprio treino mais fácil de encarar. Dois dos quatro elementos da equipa ainda são muito novos, no entanto, dão muito potencial ao barco”.
“SATISFEITO COM A EQUIPA QUE TENHO”
“Pessoalmente sinto-me satisfeito com a equipa que tenho. E isso traduz-se na evolução que trazemos das últimas semanas, o barco no geral tem correspondido às expectativas que pusemos como objetivo”, disse Rúben Vilas Boas.
A menos de uma semana do arranque do Europeu , Rúben Vilas Boas confessa que sente alguma ansiedade, mas “de agora competir com atletas que estarão ao mesmo nível do que eu. Esta prova nada tem a ver com a prova de apuramento olímpico ou a Taça do Mundo, que disputamos há umas semanas atrás”.
Na Taça do Mundo Rúben Vilas Boas participou na prova de K2 1000m juntamente com João Pereira. Agora a embarcação e a distância são outras. Sentes-te mais à vontade nesta prova? “Sim, sem dúvida. É uma destreza diferente. Porém as medalhas e os lugares que realmente importam estão nos Seniores absolutos”.
CUMPLICIDADE E ESPÍRITO DE EQUIPA
Em 2019 a equipa era formada outros atletas, portanto, teve de haver uma nova adaptação… “da equipa de 2019 saíram o Igor e o Kevin e entraram o Francisco e o Bruno. Entendemo-nos muito bem. Tomara certas equipas e atletas terem a nossa cumplicidade. O espírito de equipa é isto mesmo e é estes valores como equipa, que temos de levar do desporto para o nosso futuro. A determinação e a atitude têm-nos dado bons indicativos, assim como a descontração no final do treino serve para quebrar a tensão depois de um treino exigente”.