O Clube Náutico de Ponte de Lima, GCDR Gemeses e CN Prado preencheram o pódio do Campeonato Regional de Fundo de Canoagem, que se realizou no fim de semana em Marco de Canavezes.
O conjunto de Ponte de Lima, que se apresentou neste regional com a maior comitiva, foi o grande vencedor da primeira prova Regional, ao totalizar 3832 pontos. O Gemeses, que arrecadou 12 pódios, terminou no segundo lugar com 3626 e o CN Prado fechou o pódio ao somar 3320.
Numa competição que contou com a presença de 19 clubes e mais de 650 atletas, os restantes clubes minhotos também conseguiram boas pontuações. Assim, o CN Fão somou 1461 pontos e terminou na oitava posição, enquanto a DKC Viana foi nona com 1413 pontos. O Rio Neiva-ADA fez 12.º lugar com 811 pontos, o Viana GC foi 14.º. O CN Merelim, que levou apenas três atletas, não chegou a pontuar.
JOÃO PEDRO LOPES: “GEMESES TEVE PRESTAÇÃO EXTREMANENTE POSITIVA”
João Pedro Lopes, presidente do GCDR Gemeses, começou por afirmar que “é uma prestação extremamente positiva” e adiantou “o Gemeses chega ao segundo lugar, conquista 12 pódios e fica a cerca de 200 pontos do Ponte de Lima. São ótimos indicadores para o ‘Nacional’ de Mirandela e é sempre prestigioso para Gemeses e para o concelho de Esposende”.
O presidente do Gemeses salientou que “fomos para este Regional de Fundo com a equipa um bocadinho desfalcada, na medida em que o Rúben Vilas Boas e a Inês Penetra, atletas que vão disputar a Taça do Mundo e os apuramentos Olímpicos, não puderam participar porque viajavam para a Hungria este domingo. Ora sabemos, pelo percurso deles, que são sempre candidatos às medalhas”.
Seja como for: “naquilo que foi a prestação dos nossos atletas, estivemos muito bem, aliás estivemos em quase todos os pódios, marcamos presença em 12 pódios ao longo do dia”. De resto “o Regional serve sempre para preparar o Campeonato Nacional, que se vai realizar em Mirandela nos dias 22 e 23”.
“ÉPOCA TENDE A FICAR NOVAMENTE MARCADA PELO DOMÍNIO DE PONTE LIMA, GEMESES E CN PRADO”
Para João Pedro Lopes “esta época tende a ficar novamente marcada pelo domínio do Ponte de Lima, Gemeses e Prado” e explicou: “o sistema de pontuação do Nacional de Fundo acaba por beneficiar a quantidade. Clubes que levam muitos atletas que consigam pontuar dentro do tempo de referência acabam por pontuar muito, em detrimento daqueles que levam menos atletas, mas até conseguem melhores classificações. É uma situação um pouco ingrata, mas a canoagem também tem esta vertente da formação e o número de atletas também é importante para o crescimento da modalidade”.