“Sinceramente estou muito satisfeito com o desempenho dos jogadores. Tivemos momentos muito complicados, mas eles souberam dar uma resposta positiva”, foi assim que Luís André Paço, treinador da equipa Sénior masculina de Voleibol do Vitória SC, começou por abordar a época desportiva.
O Vitória SC assegurou o grande objetivo da época, que era a manutenção do Campeonato Nacional da I Divisão, num ano atípico que se revelou muito complicado, ainda mais para uma equipa composta por atletas muito jovens, a grande maioria deles Sub-21.
“Um clube como o Vitória SC ambiciona e tem de ambicionar fazer sempre mais do que lutar pela manutenção. Mas a realidade este ano não nos permitiu aspirar a mais. Temos uma equipa muito jovem, com um grande potencial, mas sem a experiência da I Divisão”, disse Luís André Paço, que recordou que “a época não começou bem e isso acabou por influenciar a carreira da equipa, que não conseguiu ser constante”.
A época também foi bastante inconstante, com inúmeros jogos adiados… “nunca sabíamos se iriamos ter jogos no fim de semana. Muitas vezes tínhamos tudo preparado e já perto do dia do jogo era tudo adiado. Isso afeta muito uma equipa. Afetou os mais velhos, que já têm outra vivência, imagine os mais novos. Foi uma realidade diferente e difícil para todos nós, mas acredito que os atletas mais novos sofreram muito mais”.
“SINTO QUE A EQUIPA TINHA CAPACIDADE PARA TER FICADO NA SÉRIE DOS PRIMEIROS”
Qual foi a grande dificuldade que teve durante a época? “A maior dificuldade foi conseguir sermos constantes, regulares…fomos bastante irregulares e isso impediu-nos de conquistar os nossos objetivos mais cedo”, disse Luís André Paço, que acrescentou que “sinto que a equipa tinha capacidade para ter ficado na Série dos Primeiros. Temos uma equipa muito jovem, o mais velho (25 anos) lesionou-se em novembro e desde então tive de recorrer aos Sub-21. O meu seis base tinha dois seniores. Tivemos de apostar nos Sub-21 e eles têm muito potencial, mas precisam de tempo”.
Apesar da juventude “sinceramente estou muito satisfeito com o desempenho deles. Tivemos momentos muito complicados, muitas derrotas, mas nos momentos complicados eles responderam sempre de forma positiva”, referiu o treinador do Vitória SC, que lembrou que “começamos mal esta segunda fase…o primeiro jogo foi adiado e perdemos os dois seguintes, ou seja, quando chegamos à quarta jornada estávamos muito lá em baixo. A equipa respondeu bem e conseguiu vencer quatro jogos seguidos, dando um passo de gigante na luta pela manutenção. Eles têm uma capacidade de resposta muito boa nos momentos complicados”.
Luís André Paço referiu que “podíamos ter garantido a manutenção na primeira fase. O jogo que ditou o nosso afastamento foi um jogo em que tivemos muito azar, aconteceu-nos muita coisa. A equipa percebeu que aquele jogo nos atirou, praticamente, para a Série dos Últimos, mas não baixou os braços e vencemos todos os jogos até ao final do campeonato”.
“PARA A MAIOR PARTE DELES, ESTE FOI O PRIMEIRO ANO NA I DIVISÃO”
“Eles responderam com muita capacidade, estou satisfeito com o seu crescimento. Para a maior parte deles, este foi o primeiro ano na I Divisão, tiveram jogos exigentes, defrontaram grandes equipas e deram uma boa resposta”, salientou Luís André Paço.
O treinador do Vitória SC referiu que “temos uma equipa com perspetiva de futuro. Conto com quase todos para a próxima época, são atletas que saíram da Formação do clube e que têm um grande potencial”.
Afirmando que “foi uma época de grande aprendizagem”, Luís André Paço referiu que “saímos deste campeonato com o sentimento de dever cumprido. Foi uma época difícil, complicada por tudo o que se passou, o facto de ser a uma só volta, os adiamentos dos jogos, etc. Foi uma época desafiante, mas conseguimos assegurar a manutenção na I Divisão”.
A época ainda não terminou… na sexta-feira o Vitória SC defronta o CN Ginástica, em partida da última jornada da Série dos Últimos, e depois vem aí o Campeonato Nacional de Juniores B1 (Sub-21) em que o Vitória SC está na luta pelo título.
‘NACIONAL’ DE JUNIORES B1 COM MUITAS ALTERAÇÕES
“A FPV fez muitas alterações ao que era o Campeonato Nacional de Sub-21. Nós, como tínhamos de jogar dois campeonatos, fomos controlando a equipa e os jogos para aquilo que estava definido e que passava pelo apuramento de quatro equipas para a fase final. Com as alterações que fizeram tudo muda”, mas “a mim não me interessam os título, o que eu desejo é que os atletas se mantenham ativos e que joguem. A nossa ideia nos Sub-21 é potenciar jogadores para a equipa Sénior. É dar continuidade à Formação dos atletas”.
Quanto ao futuro, Luís André Paço não tem dúvidas “o Vitória SC tem de andar sempre lá em cima, esse tem de ser o nosso objetivo. Queremos melhorar sempre. Mesmo ficando com uma equipa de Sub-21 temos a obrigação de fazer mais e melhor do que este ano, até porque já temos a experiência, que não tinham este ano…”.