Rodrigo Neves e Leonardo Neves, do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, estão hoje de parabéns. Os ciclistas de Palmeira de Faro, Esposende, completam 16 anos.
Rodrigo Neves e Leonardo Neves são dois nomes a ter em conta no pelotão nacional de Cadetes. Os dois irmãos Neves deram nas vistas como Juvenis, marcando presença com frequência nos pódios. Em 2020 estrearam-se no escalão de Cadetes, ainda conseguiram marcar presença na Prova de Abertura antes do aparecimento da pandemia. A partir daí a época foi, praticamente, anulada. Em outubro realizou-se na prova de Fundo do Campeonato Nacional e os irmãos Neves ficaram no Top30 depois de uma época que teve, para os Cadetes do CC Barcelos, apenas três corridas… Este ano as ambições passam por estar presente nas provas nacionais e evoluir…
RODRIGO NEVES E O SONHO DE CHEGAR AO WORLD TOUR
Rodrigo Neves está no ciclismo desde os oito anos e sonha chegar ao World Tour.
“O meu sonho era participar numa corrida do World Tour” começou por referiu o ciclista do CC Barcelos, antes de mais um treino…mesmo em dia de aniversário… “tenho de treinar. Ainda tenho muito para melhorar”.
Rodrigo Neves, que aprecia “a sensação das altas velocidades nas descidas”, lembra que “os treinos a sério começaram há pouco tempo e como tive bastante tempo parado devido à pandemia ainda me estou a habituar ao ritmo”.
De resto, nos treinos Rodrigo Neves e o seu irmão têm-se visto afastados dos trabalhos do grupo devido às restrições imposta pelo governo e acabam por trabalhar com os colegas da zona de Esposende “só treinamos com a equipa e sob as ordens do senhor Alberto uma vez ou outra vez, nos treinos de BTT e uns treinos de preparação física quando se podia sair do concelho porque de resto foi sempre com os colegas de Esposende”.
A AMBIÇÃO DE VENCER UMA CORRIDA NACIONAL
Seja como for: “estou muito motivado para a nova época” referiu o Rodrigo Neves, que parte determinado em “vencer uma corrida a nível nacional”.
Questionado sobre como surgiu o Ciclismo na sua vida, Rodrigo Neves lembra que “foi por volta dos oito anos e por influência do meu pai e de um tio meu. O meu tio já fazia ciclismo há algum tempo e o meu pai tinha começado também a andar de bicicleta com os amigos dele. Como eles gostavam muito de andar de bicicleta decidiram levar-me a mim e ao meu irmão para o ciclismo”.
A aventura começou no Póvoa de Varzim/CDC Navais… “comecei com oito anos e fiquei no clube da Póvoa de Varzim dois anos. Aos 10 fui para a JUM Sanitop KTM, pois ficava mais perto do local onde vivia e o meu tio também se tinha mudado para o mesmo clube. Fiquei lá três anos” lembra Rodrigo Neves, que adiantou: “ingressei no CC Barcelos aos 13 anos, depois da JUM Sanitop suspender a atividade e como tinha uns amigos que corriam pelo CC Barcelos e moravam perto de mim, fui para o CC Barcelos… assim passei a ter sempre companhia nos treinos”.