O Campeonato Distrital de Sub-21 da Associação de Basquetebol de Braga arranca domingo com a realização dos jogos GDAS-Famalicense e SC Braga – Ribeirão.
O campeonato está a ser aguardado com expetativa por parte dos quatro clubes, que mais do que resultados, querem dar competição aos atletas…
ALEXANDRE OLIVEIRA: “O NOSSO OBJETIVO É COMPETIR”
Em Braga, o Grupo Desportivo André Soares recebe o Famalicense, a partir das 10.30 horas de domingo. Alexandre Oliveira, treinador dos Sub-21, começou por referir que “estamos num misto de sentimentos. Os constrangimentos são muitos, mas penso que é importante ir fazendo os jogos, dentro das possibilidades e regras impostas, e não parar”.
Sobre o adversário, Alexandre Oliveira referiu que “temos algum conhecimento daquilo que era a equipa de Sub-18 do ano passado. Penso que será um jogo equilibrado, como foram aliás os jogos de Sub-18 do ano passado”.
E como estão os atletas a sentir o arrancar da competição? “Há uma certa expetativa de voltar a jogar. De resto, nós retiramos qualquer tipo de pressão para o jogo porque aquilo que temos dito é que o importante é voltar. O nosso grande objetivo é competir”.
ORLANDO POSTIGA SIMÃO: “FAREMOS UM GRANDE ESFORÇO PARA SERMOS COMPETITIVOS”
Orlando Postiga Simão, treinador do Famalicense, mostrou-se satisfeito com o arranque do campeonato…
“Saudamos o início do calendário, pois estamos com muita vontade de começar a competir. A nossa equipa é muito jovem e o arranque desta competição irá ser uma componente fundamental para o desenvolvimento dos nossos atletas” disse o treinador do Famalicense.
Sobre a deslocação ao recinto do GDAS, Orlando Postiga Simão salientou que “sendo o primeiro jogo da época, são esperadas as habituais dificuldades, mas acima de tudo, faremos um grande esforço para sermos competitivos”.
JOÃO MIGUEL NOIVO: “A ENCARAR O JOGO COM VONTADE E DETERMINAÇÃO”
O SC Braga estreia-se no Campeonato Distrital de Sub-21 a jogar em casa frente ao Ribeirão. João Miguel Noivo começou por referir que “a equipa está a encarar o jogo com muita vontade e determinação. O facto de voltarmos a competir após esta paragem prolongada é motivante para os atletas, visto que treinam todos os dias para serem melhores. Todos os jogadores estão prontos a dar tudo dentro do campo como têm demonstrado durante os treinos”.
Sobre o adversário, João Miguel Noivo salientou que “não temos muita informação sobre a equipa adversária, mas considerando os anos anteriores esta é uma equipa que tem crescido bastante, o que é sempre bom para elevar a qualidade do distrito. O objetivo deste jogo é focar no que temos trabalhado ao longo destes meses e avaliar o respetivo desempenho”.
O SC Braga parte para o campeonato ciente que nem sempre terá toda a equipa disponível devido à situação que se vive, mas João Miguel Noivo diz-se tranquilo em relação a isso…
“As baixas nesta época atípica vão ser algo comum e temos de saber lidar com esta situação. Este ano a equipa já é um pouco mais alargada por causa deste fator, o que permite fazer uma gestão mais eficaz de jogo para jogo”.
PAULO FREITAS: “VAMOS DISPOSTOS A DAR O NOSSO MELHOR”
Paulo Freitas, treinador dos Sub-21 do Ribeirão FC, começou por salientar “a importância do campeonato para estes jovens atletas”.
Quanto ao adversário… “sabemos que o SC Braga é sempre uma equipa forte. Tem estado, ao longo dos tempos, presente nas finais distritais e foram Campeões Distritais de Sub-16 o ano passado. Não será, com certeza, um jogo fácil, mas vamos dispostos a dar o nosso melhor”, disse Paulo Freitas.
O treinador do Ribeirão referiu que “a equipa está expectante quanto ao campeonato. Nós vamos falando sobre os jogos, mas até ao momento têm sido adiados. À partida este jogo é para realizar e nota-se alguma ansiedade, que é normal antes dos jogos e que facilmente será ultrapassada quando se começar a jogar. Queremos jogar, queremos competir e ser competitivos”.
Para já Paulo Freitas conta com toda a equipa, mas lembra que “sabemos que a qualquer momento podemos sofrer uma baixa, nunca sabemos o que vai acontecer até ao dia do jogo, mas a equipa está a trabalhar bem, o grupo está unido e daremos sempre o nosso melhor”.