CICLISMO

Ana Leite: “para mim este ano é como se não houvesse provas”

“Para mim este ano é como se não houvesse provas” foi assim que Ana Leite, ciclista de Guimarães que alinha na AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, comentou a época de Enduro, que foi dada por encerrada na terça-feira pela Federação Portuguesa de Ciclismo e numa altura em que estava disputada apenas uma prova da Taça de Portugal.

A FPC decidiu atribuir os prémios baseados na primeira e única prova que se disputou em Castelo de Vide e em que Ana Leite foi a grande vencedora na categoria de Elites. A ciclista de Guimarães confessa que “esta vitória não tem sabor algum, até por nem estava a contar que só houvesse uma prova”.

A segunda prova, que contaria também para o Campeonato Nacional, estava agendada para domingo em Lorvão, mas foi cancelada devido à evolução da pandemia e às restrições impostas pelo governo quanto à livre circulação entre concelhos…

Ana Leite referiu que “psicologicamente estava a preparar-me para a prova” e confessa que “na realidade este ano nunca treinei. Foi um ano muito incerto, ora tínhamos provas, ora eram adiadas ou canceladas. Foi um ano em que não deu para apostar em nada”.

Mesmo com todas as incertezas e muito poucas provas realizadas, Ana Leite termina o ano com dois títulos conseguidos em pista… vence a Taça de Portugal de Enduro BTT e foi Vice-Campeã de DHI, tendo ficado a um escasso segundo da Campeã Nacional…

“Fiz todas as provas possíveis” refere Ana Leite, que com o cancelamento do Campeonato Nacional de Enduro, mantém o título de Campeã Nacional de Elites por mais um ano.

A atleta, que vai aproveitando a época sem provas para desfrutar da bicicleta sem pressões ou obrigações, não desanima e tem já definidos os objetivos para a nova temporada… “os objetivos são os mesmos de sempre, tentar ganhar o máximo de provas possíveis”.

Espera-se agora que a nova temporada seja diferente e que traga um calendário de provas interessante para motivar os muitos ciclistas de Enduro, que este ano fizeram apenas uma prova, e DHI, disputaram duas provas.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...