O Viana Garças Clube parte para o Campeonato Nacional de Fundo, que se realiza no fim de semana no CAR de Montemor-o-Velho, com a ambição de conquistar medalhas.
A prova estava inicialmente prevista para Mirandela, mas a Federação Portuguesa de Canoagem assumiu a organização de todas as provas no Centro de Alto Rendimento em consequência da Covid-19, e, por isso mesmo, o Nacional de Fundo vai disputar-se em dias separados para evitar a concentração de pessoas.
No sábado realizam-se as provas de Seniores, Juniores e Veteranos, ficando os escalões de Cadetes, Infantis e Iniciados para domingo, dia 6 de Setembro.
Rodolfo Coelho, presidente do Viana GC, começou por salientar que “o nosso clube tem desenvolvido um grande esforço para estar presente, pois os recursos financeiros são reduzidos e o formato atual da prova exige viagens em dois dias, com cerca de 900 km de combustível e portagens, obrigando a despesas difíceis de suportar”.
“Para esta prova os clubes reduzem o número de canoístas, pois existe uma cláusula regulamentar que penaliza em 20 pontos, os participantes que se atrasem mais do que um tempo de controlo pré-definido” lembrou aquele responsável.
Mesmo assim “apresentamo-nos com uma equipa de 12 atletas, levando o sonho de continuar a ser medalhados” disse Rodolfo Coelho, lembrando que “até ao momento conseguimos ser medalhados em todas as provas que participamos”.
VIANA GC PONTERA PARTICIPAÇÃO NAS PRIMEIRAS PAGAIADAS
O Viana Garças Clube ainda não decidiu se vai marcar presença na Final Nacional Primeiras Pagaiadas, que se realiza a 19 de setembro. As longas deslocações e as dificuldades financeiras estão na base desta indecisão.
“Devido as elevadas despesas de deslocação, a direção do clube ainda está a ponderar a sua participação na Final Nacional nas Primeiras Pagaiadas. Se decidirmos pela presença nesta prova, iremos deslocar um pequeno grupo de atletas”, disse aquele responsável.