BASQUETEBOL

Ana Pinheiro a ‘estrela’ que brilha no SC Braga Basquetebol

Ana Pinheiro tem 14 anos e é uma das ‘estrelas’ do SC Braga Basquetebol.  A atleta, que na última temporada se dividiu entre as Sub-16 e as Sub-19, foi chamada para integrar, a partir de setembro e pelos próximos dois anos, o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Basquetebol na categoria de Sub-16, em Lisboa.

Ana Catarina, como é mais conhecida, sai da época 2019/2020 com um balanço extremamente positivo: sagrou-se Campeã Distrital de Sub-19, Vice-Campeã Distrital de Sub-16 e com o convite, que vai aceitar, para integrar o Centro de Alto Rendimento de Basquetebol, onde terá a oportunidade de continuar a evoluir a modalidade.

“FOI UMA GRANDE E BOA SURPRESA”

Ana Catarina, que já estava a ser observada pelos técnicos nacionais, confessa que “a convocatória para CAR foi uma grande e boa surpresa” e adianta que “foi uma notícia que alegrou o meu dia. Quando me comunicaram estava no hospital. Fiquei entusiasmadíssima”.

A atleta do SC Braga considera que “vai ser uma boa experiência para mim. Claro que vai ser tudo diferente. Vou estar longe da minha família, só virei a Braga no fim de semana. Mas estou preparada para esta aventura e acho que vou gostar. Vai ser uma ótima oportunidade para evoluir e aprender muitas coisas”.

“ÉPOCA BEM CONSEGUIDA”

Ana Pinheiro faz um balanço muito positivo da época, que acabou por ser interrompida muito cedo devido à pandemia… “Foi uma época bem conseguida, de muito trabalho, mas que deu os seus resultados. Fomos Campeãs Distritais de Sub-19 e estávamos no Campeonato Nacional. Sagramo-nos Vice-Campeãs de Sub-16 e disputávamos a Taça Nacional. Foi um ano muito positivo”.

Ana Pinheiro, que completa 15 anos em novembro, começou a praticar Basquetebol aos sete anos, não sem antes experimentar a natação… “eu praticava natação, mas por influência dos meus irmãos, que quiseram ir para o Basquetebol, experimentei esta modalidade e fiz a minha escolha, hoje não a troco por nada”.

“O MEU SONHO É SER PROFISSIONAL E GANHAR UMA BOLSA PARA JOGAR NOS ESTADOS UNIDOS”

Ana Pinheiro é ambiciosa e sonha chegar bem longe no Basquetebol. “Tenho as minhas ambições no Basquetebol. O meu sonho é tornar-me profissional e ganhar uma bolsa para jogar nos Estados Unidos”. Claro que “sei que tenho que trabalhar muito, empenhar-me e aproveitar todas as oportunidades, como esta de ir para o CAR, para evoluir. Mas vou dar o meu melhor para chegar longe no Basquetebol”.

Tendo como inspiração a ex-basquetebolista Nádia Tavares, Ana Pinheiro confessa que não tem tido dificuldades em conciliar os estudos com o Basquetebol… “Até ano 9.º ano as coisas não são difíceis de conciliar. O nono ano não é um ano complicado. Agora vou para o 10.º ano e as coisas são mais difíceis. Tenho que me organizar para fazer bem as duas coisas”, disse a atleta que pretende seguir Ciências e Tecnologias.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS