O Viana Garças Clube parte ambicioso para o Campeonato Nacional de Maratonas, que se realiza domingo no CAR de Montemor-o-Velho, naquela que é a primeira prova oficial da era Covid-19.
A equipa vianense apresenta-se com cinco atletas e o sonho de conquistar duas medalhas, numa competição que marca o regresso das provas de canoagem, embora restritas às embarcações monolugares, e que apesar de todas as restrições e da atual situação, conta com um total de 259 embarcações, ultrapassando os valores de 2019.
Este Campeonato Nacional serve de seletiva para a constituição da participação portuguesa, caso se confirmem as competições internacionais (o Europeu de Maratona está agendado para um de outubro em Budapeste).
VIANA GC COM CINCO ATLETAS
O Viana Garças Clube apresenta-se com cinco atletas em Montemor-o-Velho: dois Juniores (Gabriel Costa e César Araújo), dois Veteranos (Carlos Maciel Rodrigues e Rodolfo Coelho) e Sérgio Maciel, que vai alinhar em C1.
Rodolfo Coelho, presidente do Viana GC, referiu que “o Sérgio lutará pelo apuramento em C1-Sub 23, tendo, para isso, que vencer a sua categoria” e adiantou que “como corre integrado no escalão absoluto de Sénior, acreditamos que, com a sua experiência, pode lutar por um lugar no pódio”.
O presidente do Viana GC salientou que “globalmente, interessa-nos ver os nossos jovens a evoluir nesta especialidade tão dura”, mas “acreditamos na possibilidade de duas medalhas no final dos campeonatos”.
De referir que a Federação Portuguesa de Canoagem assumiu a organização da prova, tendo escolhido o CAR de Montemor-o-Velho, uma vez que tem barreiras físicas no acesso à pista de canoagem, o que permite o controlo de todas as entradas.