Rafael Simões e Daniel Carvalho, nadadores do SC Braga, marcam presença no fim de semana no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas 2020, evento organizado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) em articulação com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
A Faculdade recebe o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas, que tem por objetivo enquadrar os atletas integrantes no Projeto de Esperanças Olímpicas e respetivos treinadores no espírito da Equipa Portugal, com vista à participação nos Jogos Olímpicos de 2024. Entre palestras e trocas de impressões, os cerca de 100 jovens atletas em representação de 62 clubes, de 13 modalidades, vão fazer avaliações, experimentação de várias modalidades, etc.
De referir que Rafael Simões e Daniel Carvalho vão ser acompanhados pelo técnico do SC Braga António Vitorino
RAFAEL SIMÕES SATISFEITO POR PARTICIPAR NO ENCONTRO
Rafael Simões considera é um evento importante e mostra-se satisfeito por poder participar no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas.
“Estar presente no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas é muito importante. Vamos ter um programa muito preenchido com diferentes palestras e vários testes físicos, por isso, vai ser interessante”.
Rafael Simões estava ainda convocado para a Concentração do Treino da Seleção Nacional, que se realiza no sábado na Piscina do Colégio de Lamas, mas por opção da própria Federação Portuguesa de Natação vai estar presente no Encontro Nacional.
“FELIZ POR SER CHAMADO À SELEÇÃO”
“Fiquei muito feliz com a chamada à concentração”, disse o nadador do SC Braga, que lembrou que “era o principal objetivo destes nacionais”.
“Não é a primeira vez que sou chamado para estas Concentrações, já tinha sido convocado há dois anos, mas claro que é sempre bom voltar à seleção”.
Rafael Simões tem agora como objetivo voltar a bater os mínimos para marcar presença na Concentração de piscina longa.
“Apesar de já ter sido convocado para esta concentração preciso de voltar a fazer os mínimos em março nos nacionais em piscina longa ara estar presente na próxima concentração, por isso, esse vai ser um dos meus principais objetivos para os próximos meses”, disse o nadador do SC
Braga.
Rafael Simões mostra-se esperançado e acredita que está a fazer um bom trabalho, embora reconheça que é muito difícil conciliar os estudos e a natação de alto nível…
“Não é fácil conciliar a natação com os estudos. São precisos muitos sacrifícios para conseguir conciliar as duas coisas. Ainda por cima o curso que estou (medicina) exige muito estudo e os horários são maus, pois as aulas só costumam acabar às 19:30h”, referiu o nadador, que entrou em 2020 a recuperar de um problema de saúde, mas mesmo assim conseguiu estar ao mais alto nível no Torneio da Maia, tendo conquistado a prova dos 200m Bruços e foi segundo nos 400m Estilos.