CICLISMO

Seleção de BTT XCO prepara Taça do Mundo

A Seleção Nacional de BTT XCO está a ultimar a sua participação nas Taças do Mundo, que se realizam já nas primeiras semanas de maio. Os atletas nacionais de referência estiveram em ação no 7.º BTT XCO de Melgaço e mostraram que estão aptos para competir na Alemanha e República Checa.

Pedro Vigário, selecionador de BTT, esteve presente em Melgaço para assistir à primeira prova da época de BTT XCO e garante que gostou do que viu…

“Esta é a primeira corrida, disputada em solo nacional, em que podemos juntar toda a gente. Serve para confirmar quem são os corredores que estão em melhor forma nesta altura para os compromissos que temos em breve”, começou por referir Pedro Vigário, que lembrou que “em maio temos duas Taças do Mundo, no dia oito na Alemanha e logo de seguida na República Checa, que é uma prova que estamos ainda a estudar porque segundo as regras sanitárias temos que cumprir a quarentena de 14 dias no regresso a Portugal, o que para um atleta de alta competição não pode ser”.

Quanto a objetivos para as Taças do Mundo, o selecionador nacional referiu que “no imediato temos em vista a preparação da Raquel Queirós, que está no programa olímpico. Assim como temos em vista a preparação dos mais jovens corredores para preparar os Campeonatos da Europa (8-11 julho) e do Mundo (25-29 agosto), que se realizam este ano, e Jogos Olímpicos de Paris 2024 e os JO de 2028”.

Em Melgaço foram muitos os jovens que marcaram presença, mostrando assim que a modalidade cativa cada vez mais os ciclistas. Pedro Vigário considera que “em Portugal como na Europa e até de uma forma global, o BTT é cada vez mais a porta de entrada para o Ciclismo. O problema vem depois, com a subida de escalão. Em Portugal não há equipas profissionais e perdem-se alguns valores com as subidas de escalão”.

Por isso mesmo “um dos objetivos que temos é de promover os jovens valores que vão surgindo no BTT. Este ano vimos a Ana Santos e o Roberto Ferreira integrarem projetos no estrangeiro e isso é importante para eles, enquanto atletas, para o BTT e para Portugal”.

Pedro Vigário deverá anunciar em breve os atletas que segue para Alemanha, para aquele que é a primeira Taça do Mundo de 2021. A Seleção Nacional tem realizado estágios e momentos de avaliação “sempre que foi possível e continuará a fazê-lo para chegar o melhor possível às competições”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS