CICLISMO

José Adriano Lima: “aqui respira-se alto rendimento”

Melgaço recebeu no fim de semana o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova que este ano mereceu distinção internacional C2, pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design.

O balanço foi mais que positivo. Na vila mais a norte de Portugal marcaram presença mais de quatrocentos atletas e muitos dos nomes de referência da vertente nacional e internacional, que tiveram a oportunidade de ‘testar’ a Pista Permanente de BTT XCO…uma pista que encantou os atletas e é já considera pelos especialistas (atletas) como uma das melhores a nível nacional e até a nível europeu…De resto a Pista Permanente de Melgaço, que será aberta aos amantes da modalidade e a quem queira se iniciar no Ciclismo nos próximos dias, está inserida no Centro de Estágios de Melgaço, proporcionando assim condições excecionais a atletas e clubes…

“Como alguém disse estes dias aqui respira-se alto rendimento”, referiu José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço, que salientou que “os atletas sabem que podem vir para aqui fazer a sua preparação e vão encontrar todas as condições para poderem trabalhar”.

A Pista Permanente de Melgaço recebeu, de resto, rasgados elogios dos atletas de referência que marcaram presença na prova do fim de semana, considerando-a mesmo das melhores do país e da Europa… “o feedback dos atletas de referência foi, desde a primeira hora, sempre muito positivo. Mas não só a pista em si. A pista foi muito elogiada, mas também recebemos elogios pelas condições que conseguimos, de forma agregada com o Complexo Desportivo, proporcionar aos nossos visitantes”.

Depois de ‘testada’, a Pista Permanente de BTT XCO vai ser marcada e aberta aos amantes do Ciclismo. “Digamos que a pista foi testada nesta prova, mas ela ainda não está marcada, vai sê-lo nos próximos dias, pretendemos também melhorar alguns aspetos e ficará disponível de forma permanente para que todos possam fazer aquilo que gostam. O percurso tem vários níveis de dificuldades para estar apta para todos os atletas”.

“PROVA DE EXCELÊNCIA”

Quanto à sétima edição do BTT XCO de Melgaço, José Adriano Lima não tem dúvidas: “o balanço foi altamente positivo.” E adiantou: “as expetativas eram altas já, mas foram superadas”.

A primeira prova nacional de BTT XCO do ano, que pontuou para a Taça de Portugal, Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design e para o ranking internacional, foi uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e pela Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).

José Adriano Lima referiu que “recebemos rasgados elogios não só ao circuito, mas também às condições que Melgaço tem para receber e também a este trabalho conjunto da nossa equipa, da Melsport, dos funcionários da Câmara Municipal, funcionários da ACM, todos eles juntos nos ajudaram a organizar uma prova de excelência para todos aqueles que nos visitaram este fim de semana”.

O Vereador do Desporto do Município de Melgaço congratulou-se com o número elevado de atletas: “mais do que número, o mais importante foram os atletas que estiveram cá, que são atletas de referência da modalidade a nível nacional e também a nível internacional, pois tivemos aqui atletas de Espanha, França e até da Argentina. São atletas de referência a nível internacional e foi muito importante tê-los cá nesta prova. Este complexo foi idealizado, exatamente, para acolher este tipo de eventos e é isso que que queremos fazer no presente e no futuro também, e quem sabe subirmos o nível”.

MELGAÇO QUER CRESCER DE FORMA SUSTENTADA

Melgaço recebeu a primeira prova internacional de BTT XCO, mas o Município liderado por Manoel Batista quer mais… “Obviamente temos objetivos, não vou escamotear isso, mas vamos passo a passo, queremos crescer de uma forma sustentada. Mas vamos continuar a trabalhar”.

FESTA DO ALVARINHO E DO FUMEIRO

Melgaço está agora a prepara a festa do ‘Alvarinho e do Fumeiro’, marcada para maio, que não decorrerá nos moldes tradicionais, pois “são milhares de pessoas que nos costumam visitar nesta altura. Este ano o modelo foi alterado, foi reconfigurado e vai ser muito assente no online, mas não só”, disse José Adriano Lima, que salientou a que a restauração local estará a funcionar e faz parte do programa.

“Este é o evento que temos agora mais próximo e que visa promover os nossos produtos locais, o Alvarinho, os nossos vinhos em geral, mas também o nosso fumeiro, o mel, os queijos e todos os nossos produtos, No fundo promove Melgaço e todos os produtos que temos para oferecer”.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS