CANOAGEM

CN Fão organiza ‘Regional’ de Esperanças Norte

“Estamos muito orgulhosos”, foi assim que António Páscoa, diretor do Clube Náutico de Fão, comentou a atribuição da organização do Campeonato Regional de Esperanças Norte, que está agendado para cinco de junho, ao Clube Náutico de Fão.

Fão será assim palco de uma das competições mais concorridas e espetaculares em termos regionais. Esperam-se mais de 500 atletas que vão lutar entre si pelos títulos regionais de Esperanças e o CN Fão apresenta-se como um dos candidatos aos pódios… “vencer em casa seria um sonho, mas é possível…”, salientou aquele responsável.

O CN Fão já organizou em tempos o ‘Regional’ de Maratonas, mas António Páscoa lembra que “começamos no ano passado a construir uma equipa de raiz, por isso, é mais adequado organizar uma prova de Esperanças, que é onde, atualmente, temos a nossa maior força”.

“O CN FÃO É O MAIOR CLUBE DE CANOAGEM DO DISTRITO DE BRAGA”

Aquele dirigente salientou que “o CN Fão é o maior clube de Canoagem do distrito de Braga e o segundo maior clube nacional, quando considerados todos os atletas. Se considerarmos apenas as categorias de Esperanças, o CN Fão é o maior clube nacional em número de atletas” e adiantou: “Temos previsto continuar a crescer e se a comunidade, o município e os patrocinadores nos continuarem a ajudar vamos seguramente crescer e reforçar ainda mais a equipa, quer ao nível dos atletas de Kayak, quer ao nível das canoas, onde estamos ainda a dar os primeiros passos. Quer mesmo ao nível do transporte escolar e do centro de estudos. Temos muita vontade, mas estamos limitados em orçamento e em espaço físico”.

PROVA REALIZA-SE NAS MARGENS DO CÁVADO

Em relação ao Campeonato Regional de Esperanças, António Páscoa salientou que “vai realizar-se nas margens do Cávado, ladeado pela Zona Histórica de Fão, será seguramente uma das mais bonitas provas de Canoagem alguma vez realizada. Os adeptos podem provar os doces tradicionais e fazer as refeições nos excelentes restaurantes de Fão. Haverá tendas de venda dos referidos produtos nas margens, junto aos visitantes”.

Afirmando que “os adeptos podem acompanhar toda a prova pela margem, dando força aos seus atletas”, António Páscoa referiu que “em prova vão estar 500 atletas, 250 membros da organização e estima-se mais de 1600 apoiantes”.

“PROCURAMOS FAZER A FESTA DA CANOAGEM”

“Procuramos fazer a festa da Canoagem, partir do Clube Náutico de Fão, proporcionado um espetáculo inesquecível à comunidade de Fão e Esposende agradecendo o apoio que nos dão 365 dias por ano. Ao todo, estamos preparados para receber mais de 2.000 pessoas, proporcionado aos visitantes as refeições de qualidade que todos conhecemos, proporcionando um bem receber que nos caracteriza, como se vê por chamarmos ‘môre’ a todas as pessoas que nos visitam, por falarmos com todos, pelo nosso sorriso.  Nestes dias o mundo da Canoagem será em Fão.”.

O CN Fão já tem tudo planificado? “Planificado temos tudo e já estamos a fazer. Criamos uma comissão executiva para organizar a prova, com pessoas da direção do clube e outras pessoas do concelho que sempre nos ajudaram”.

“ACREDITAMOS QUE SEREMOS O CLUBE COM MAIOR PONTUAÇÃO NAS PROVAS DE KAYAK”

A dois meses da realização da prova, o CN Fão apresenta-se também como um dos clubes candidatos a pódios e aos títulos… “Acreditamos que seremos o clube com maior pontuação nas provas de Kayak, que é a nossa aposta para este ano. São muitos atletas e excelentes atletas. Depois, vamos perder alguns pontos nas canoas porque estamos agora a construir uma equipa. No global, aspiramos aos pódios individuais e ao pódio por clubes, replicando o título do ano passado de Campeões Nacionais das Primeiras Pagaiadas”.

Para já o Clube Náutico de Fão vai continuando a trabalhar dentro da normalidade possível. “Os treinos decorrem com muitos cuidados, com treinos físicos apenas ao ar livre (sem ginásio) e limitados em número de atletas. Tentamos fazer o melhor possível sem facilitar nas regras de segurança. Nunca paramos, mas nunca facilitamos, talvez por isso não tenha havido um único caso identificado de contágio do Clube”.

De referir que o CN Fão tem, neste momento, 130 atletas inscritos, com 119 a treinar frequentemente, acompanhados pelo treinador e outros elementos da equipa técnica.

“Temos depois outros atletas em fase de experimentação para ver se gostam, para virem a integrar este centro de excelência”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS