CICLISMO

Melgaço ‘abre’ época de BTT XCO

Melgaço recebe este fim de semana o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C2 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design.

A prova internacional, que inaugura a Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, é organizada em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e pela Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).

Para esta prova estão inscritos mais de 400 atletas, entre Cadetes, Juniores, Elites/Sub-23, Master e Femininas, destacando-se a presença de grandes nomes do BTT nacional e estrangeiros. Nesta primeira prova da época de BTT XCO, que conta para a Taça de Portugal e Campeonato do Minho, vão estar muitos ciclistas minhotos, desde Cadetes a Master, com a presença de equipas como a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, MonçãoBike/ LusoPrint/ Bombos S. Sebastião, BTT Braguinhas/ Padim da Graça e C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor;  SAERTEX Portugal / Edaetech,  Casa Myzé Team, Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo e ainda a presença de equipas com vários atletas minhotos, como é o caso do Júnior João Cruz, Campeão Nacional e do Minho, Catarina Lopes, Joana Monteiro e Marta Branco, e os Elites/Sub-23 Miguel Simões.

O dia de sábado está inteiramente dedicado a treinos dos atletas. No domingo realiza-se a competição. Às 09horas inicia-se a prova dos Masters e Paraciclismo. Segue-se às 10.45h a corrida dos Juniores e todas as categorias de femininos (exceto Cadetes) e às 13 horas correm os Cadetes (masculinos e femininos). A prova de Elites e Sub-23, que conta com cerca de 100 atletas inscritos, arranca às 14.45h.

JOSÉ ADRIANO LIMA: “ESTÁ TUDO APOSTOS PARA RECEBER A COMPETIÇÃO”

Em Melgaço já tudo está preparado para receber a festa do BTT Cross Country Olímpico (XCO). José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço, garante que “está tudo apostos para receber esta competição de nível internacional”.

“Pelo número das inscrições e pelos atletas que vão marcar presença, penso que vamos ter aqui um excelente fim de semana no que diz respeito ao desporto e ao BTT”, referiu José Adriano Lima.

Estava à espera de um tão elevado número de inscrições para esta prova? “Sabia que os atletas estavam sedentos de competição, mas pensei que não fossemos alcançar este número. A verdade é que estão inscritos mais de 400 atletas e se todos tivermos os devidos cuidados, o risco será muito reduzido”, disse José Adriano Lima, que se mostrou ainda “agradavelmente surpreendido com a possibilidade de termos aqui atletas de outros países, como a Espanha, a França e até a Argentina”.

Aquele responsável referiu que “se não houvesse pandemia, poderia ser muito melhor, com mais atletas e outros nomes, mas a verdade é que ultrapassamos as melhores expetativas para a realidade que vivemos”.

“CUMPRAM AS REGRAS DO PROTOLOCO SANITÁRIO”

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço deixa apenas um apelo: “que todos cumpram as regras do protocolo sanitário para que possamos ter condições para continuar a organizar eventos desportivos. Nós criamos todas as condições de segurança sanitária, em concordância com as autoridades de saúde local e com as equipas médicas da FP Ciclismo. Estão, por isso, reunidas todas as condições, mas todos temos que zelar para que tudo corra bem no fim de semana”.

PISTA PERMANENTE RECEBE ELOGIOS

SONY DSC

A Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, que vai ser inaugurada oficialmente com a prova internacional, tem sido bastante solicitada nos últimos tempos… “tem havido uma grande procura por parte de atletas e representantes de algumas organizações e para fazerem o reconhecimento da pista” e o feedback…”tem sido muito positivo. Todos têm elogiado imenso a pista. Dizem que é uma pista excelente”.

A Pista Permanente de BTT XCO fica localizada no Centro de Estágios de Melgaço… “com toda a logística que isso envolve e pode vir a acolher os estágios das várias equipas ou atletas da modalidade. Julgo que uma das grandes vantagens desta pista é estar associado ao complexo desportivo, que tem umas excelentes condições. E depois os atletas ainda podem procurar outras zonas de grande interesse, como a alta montanha, que temos no concelho”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS