CANOAGEM

Antoine Launay (DKC): “o objetivo é chegar o mais alto possível”

“Estou impaciente pelo arranque desta segunda competição do ano. É uma prova um pouco especial, pois é uma competição da ICF (Federação Internacional), portanto, com muitas nações presentes” disse Antoine Launay, canoísta da DKC de Viana, que este fim de semana participa na primeira etapa da Copa dos Pireneus, que decorre em La Seu d’Urgell, Espanha.

Antoine Launay, que se prepara para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a prova deste fim de semana é mais competitiva do que a que realizou há duas semanas… “nesta primeira etapa da Copa dos Pireneus teremos mais confrontos com países estrangeiros. Além disso, são três competições em uma, pois esta prova serve ainda para a qualificação da vaga olímpica africana (então todos os países africanos de caiaque estarão presentes); ao mesmo tempo serve de seletiva para a Seleção Nacional, entre elas a espanhola e note-se que os espanhóis são muito fortes em casa, em Seu d’Urgell”.

Por tudo isso “estou impaciente por ir para a água, disputar uma nova competição, ter novos confrontos e eu próprio poder fazer novas coisas, perceber como estou em termos de forma”.

Antoine Launay participou há duas semanas na Copa de Espanha, que decorreu na mesma pista, mas na altura o canoísta da DKC de Viana vinha de uma fase intensiva de treinos…“esta semana estou um pouco mais descansado porque tirei uns dias de descanso entre as duas competições. Vamos ver se o frescor físico e mental me farão bem para esta competição”.

O canoísta, que já tem passaporte garantido para os Jogos Olímpicos, lembrou que “trabalhei muito os quatros dias após a competição da Copa da Espanha, depois tirei uns dias de descanso e agora regressei para dois dias de preparação antes desta competição. Não é o ideal, mas este não é o objetivo para a temporada. Vamos usar esta competição como preparação para a segunda metade da temporada”.

 

“TODA A VEZ QUE EU COLOCO UM COLETE QUERO GANHAR”

 

“Claro que toda a vez que eu coloco um colete quero ganhar. Então o objetivo é chegar o mais alto possível”, disse Antoine Launay.

De referir que a Copa dos Pireneus se disputa em duas etapas. A primeira realiza-se em La Seu d’Urgell este fim de semana e a segunda etapa está marcada Pau (França) de 27 a 28 de março.

“Com efeito esta Copa é realizada em duas etapas, uma em Seu, na Espanha, e outra em Pau, em França. É a soma dos lugares nas duas competições que determinará a classificação da competição. Estou impaciente, até porque muitas vezes há reviravoltas na classificação porque Seu e Pau são ”piscinas’ muito diferentes, técnica e fisicamente”.

 

DKC DE VIANA COM DOIS ATLETAS

 

A DKC de Viana participa nesta Copa do Pireneus com dois canoístas. Para além de Antoine Launay, que se prepara para os Jogos Olímpicos, também está presente Lucas Jacob, que luta por uma vaga na Seleção Nacional de Sub-23.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS