BASQUETEBOL

Diogo Martins em bom plano no Eurocup Feminina

Diogo Martins esteve em bom plano no jogo desta tarde, entre o Sparta & K M.R. Vidnoje (Rússia) e o ESB Villeneuve-d’Ascq (França), jogo dos oitavos de final da Eurocup Feminina de Basquetebol, que as francesas venceram por 62-69.

O árbitro da Associação de Basquetebol Braga começou por referir que “no geral correu bem. Foi um jogo equilibrado com algumas alternâncias no marcador. A equipa russa acabou por se adiantar no primeiro período por cerca de 10 pontos. A equipa francesa reagiu no segundo e deu a volta. Acabou por ser equilibrado e foi um jogo interessante”.

Quanto ao trabalho da equipa de arbitragem? “Para o lado da arbitragem não existiram casos de maior relevo, as decisões e o critério foi bem aceite pelas equipas”.

De resto, a análise ao jogo por parte do ‘Vídeo-Observador’ será feita mais tarde. “Nestes jogos por norma somos observados por via de um “Vídeo-Observador”, que acompanha o jogo à distância. O trabalho do vídeo-observador é cortar clips do jogo necessários para a análise em conjunto com a equipa de arbitragem. Em reunião futura com a equipa de arbitragem esses clips escolhidos são alvo de análise conjunta para perceber o que de bem e menos bem se aplicou no jogo”.

 

“SATISFEITO POR TER MAIS UMA OPORTUNIDADE APROVEITADA ”

 

Pessoalmente sais satisfeito com o trabalho desenvolvido neste jogo e na Eurocup?

“Sim. Saio satisfeito por ter mais uma oportunidade aproveitada e na expectativa de que no futuro possa ter a confiança para estar presente em competições semelhantes ou até de maior nível como a Euroleague Women ou a FIBA Europecup masculina”.

Diogo Martins, que esteve presente em duas fases, deve terminar por aqui a aventura no Eurocup feminina 2021…“penso que fica por aqui a minha aventura. A próxima fase será a ‘Final 4’ para disputa do campeão da competição. Por norma optam pela escolha de árbitros com mais anos de experiência e já reconhecidos no panorama internacional na FIBA” e adiantou: “sobre aquilo que consegui até ao momento só posso estar contente e agradecido pela oportunidade que muitos outros não tiveram. Tal como tinha dito anteriormente, são sempre oportunidades para aproveitar e mostrar evolução em relação à anteriores prestações”.

Diogo Martins entrou para esta época determinado em renovar a licença FIBA para o próximo biénio 2021-2023 e para já está tudo a correr bem.

“Para já todos os testes necessários para a possível renovação da licença foram efetuados com sucesso (teste de regras, teste físico, teste de conhecimentos e teste de mecânica de arbitragem), contudo a confirmação por parte da FIBA apenas acontece perto do final da época desportiva”.

Fotos: FIBA

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS