BASQUETEBOL

Vitória SC determinado em vencer Quinta dos Lombos

O Vitória SC recebe este sábado, pelas 15 horas, o Quinta dos Lombos, naquele que é o jogo grande da 19.ª jornada da Liga Shoiy de Basquetebol.

Em campo vão estar duas equipas muito fortes, que à entrada para a jornada 19 perderam apenas três jogos cada. No encontro da primeira volta, a formação de Carcavelos levou a melhor (por seis pontos). O Quinta dos Lombos segue na frente da classificação com 29 pontos em 16 jogos disputados, enquanto o Vitória SC leva 27 pontos em 15 jogos.

RUI COSTA “VAI SER UM JOGO DURO”

“Vai ser um jogo duro” começou por afirmar Rui Costa, treinador do Vitória SC, que lembrou que “o Lombos é um clube com tradição no Basquetebol, que está a fazer uma excelente época e está a travessar um grande momento de forma. Desde que nos venceu, na primeira volta, nunca mais perdeu e já leva 11 vitórias consecutivas”.

Sobre a equipa em si referiu que “é uma equipa fisicamente alta, a mais alta e mais comprida do campeonato, o que as ajuda a dominar defensivamente os adversários. Tem a melhor defesa do campeonato e são muito boas nos ressaltos”.

“Esperamos um jogo bem difícil, contra um adversário de altura, mas estamos preparados para o defrontar e para lutar pela vitória”, referiu Rui Costa.

VITÓRIA SC VEM DE DUAS VITÓRIAS COMPLICADAS

O Vitória SC vem de dois jogos muito complicados – Galitos no domingo e CAB Madeira a terça-feira -, que marcaram o regresso do conjunto de Rui Costa à competição…

“Foram dois jogos muito difíceis e que nos mostraram que perdemos algum ritmo competitivo com a paragem que tivemos e com as mexidas no plantel. Soubemos ser duros o suficiente defensiva e mentalmente para vencer os dois adversários. Não foi fácil, mas as atletas ajudaram-se nas várias tarefas e conseguimos vencer, o que foi importante”.

Os dois jogos, mas, principalmente, o de terça-feira frente ao CAB Madeira, foi bastante desgastante. Com o Vitória SC a recuperar de um resultado negativo e frente a uma equipa muito física. Rui Costa garante que a equipa já recuperou do desgaste e está preparada para o embate de amanhã.

“Efetivamente, o jogo com o CAB Madeira foi, do ponto de vista físico e de contacto, extremamente duro. As duas equipas deram o ‘corpo ao manifesto’. Foi uma batalha em todos os sentidos e, como tal, causou algum desgaste, ainda mais para quem vinha de um longo período sem competição” disse o técnico do Vitória SC, que adiantou que “mesmo estando sem jogar, nós nunca paramos de treinar e estivemo-nos a preparar para isto. Estamos numa fase em que temos menos tempo de recuperação, mas as atletas já estão recuperadas do cansaço e prontas para jogar”.

Para o jogo de amanhã, Rui Costa, que tem a equipa toda operacional, está apostado em levar de vencido o Quinta dos Lombos: “nós respeitamos o adversário, mas acreditamos muito no nosso trabalho e valor. Este ano ainda não conseguimos vencer o Lombos, mas vamos ver se mudamos isso já neste jogo. Acreditamos que amanhã vai ser diferente”.

NA LUTA PELA LIDERANÇA

De resto, o Vitória SC conta com uma motivação extra…se vencer o Quinta dos Lombos fica numa boa posição para assumir a liderança da Liga Shoiy: “nesta fase e olhando para a tabela classificativa percebemos que podemos, em breve, chegar à liderança desta fase. O mais importante, e aquilo em que estamos a pensar, é nos playoffs, e isso significa também tentar ficar o melhor classificado possível. O primeiro lugar está ao nosso alcance, está no nosso horizonte e vamos correr para o tentar agarrar. Essa possibilidade motiva-nos, mas sabemos que a tarefa não é fácil”.

Este regresso à competição do Vitória SC fica ainda marcado pelas mudanças na equipa. Grayson Bright saiu e deu lugar a outra norte-americana, a extremo-poste Alexy Mollenhauer

“Não foi algo que tivéssemos planeado, mas às vezes acontece…e quando percebemos que tínhamos de trocar a atleta, tentamos trazer alguém que, por um lado, viesse preencher o papel de Grayson, mas que possa contribuir e ajudar ainda mais. Acho que conseguimos a atleta certa. A Alexy vai ajudar-nos a ser uma equipa melhor, mais comprida, mais ressaltadora… e, ao mesmo tempo, é uma lançadora, vai ajudar-nos. Em termos de construção da equipa e do nosso momento mudou um pouco. Mas hoje estamos menos focados nos adversários. Estamos quase numa segunda pré-época para podermos integrar a nova atleta de forma a que, quando chegar o momento das decisões, ela e nós possamos estar ao melhor nível”.

PROGRAMA DE JOGOS

11h: Guifões – CAB Madeira

15h: Vitória SC – Quinta dos Lombos

15h: União Sportiva – Benfica

15.30h: Queluz – Galitos

16.45h: CPN – Olivais

Domingo

11.30h: GDESSA – Galitos

15h: Olivais – CAB Madeira

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS