VOLEIBOL

Gilson França “acreditamos muito no trabalho que estamos a desenvolver”

“Estamos confiantes em relação ao futuro. Acreditamos muito no trabalho que estamos a desenvolver e sabemos que as vitórias vão aparecer em breve” disse Gilson França, treinador da equipa Sénior Feminina do Vitória SC.

A equipa de Guimarães, que subiu no início da época ao Campeonato Nacional da I Divisão, vem de uma fase menos positiva. A saída da então equipa técnica e de algumas atletas deixou o clube desfalcado e ‘atirou-o’ para a 11.ª posição do campeonato, com quatro vitórias em 18 jogos…

Gilson França lembra que “não foi um processo fácil. Encontramos um contexto complicado com a pandemia e todo o processo por que passou a equipa”, mas salienta que “o que importa é que a equipa está estabilizada. Estamos a trabalhar e em busca do nosso objetivo”.

O grande objetivo do Vitória SC “é a manutenção. Num ano extremamente complicado pelo clima que vivemos e em que descem três equipas, não aspiramos a mais do que a manutenção. Nós vimos de um processo que não foi fácil, mas temos trabalhado muito, conseguimos estabilizar a equipa e estamos confiantes em relação ao futuro… agora precisamos de obter resultados”.

Gilson França acredita que os momentos mais conturbados já estão ultrapassados…“tivemos muitos jogos com sete, oito atletas e o Voleibol é um desporto coletivo exigente em que precisamos de contar com as 14. A equipa tem mostrado muita força, muita vontade de levar o projeto em frente e temos vindo a recuperar”.

“TEMOS FEITO BONS JOGOS”

De resto, o Vitória SC tem vindo a crescer de forma e tem conseguido fazer frente a algumas equipas com outros argumentos: “temos feito bons jogos, bons set’s e conseguimos batermo-nos de igual para igual com algumas equipas fortes do campeonato, equipas que têm outros objetivos. Estamos sempre à procura de fazer mais e melhor e estamos cada vez mais próximos da consistência como equipa. Agora queremos que os resultados comecem a cair para o nosso lado”.

Gilson França afirma mesmo que “faltam-nos as vitórias, os resultados positivos para animar e motivar ainda mais este grupo de trabalho. Porque este grupo tem trabalhado muito, tem-se empenhado muito e merece ganhar jogos…esperemos que seja já no próximo, frente ao Castêlo da Maia”.

JOGO COM O CASTÊLO DA MAIA NA QUARTA-FEIRA

O Vitória SC recebe esta quarta-feira, pelas 21.30 horas, o Castêlo da Maia, em jogo da 20.ª jornada e Gilson França considera que “é um jogo importante, o mais importante porque é o próximo e é mediante uma equipa que luta pelas mesmas ambições. Nós temos encarado todos os jogos como se fossem com adversários diretos, porque só assim encontramos a nossa identidade. O Castêlo da Maia, pela pontuação, está na mesma luta que o Vitória SC. É um jogo muito importante porque precisamos de pontos. No jogo da primeira volta perdemos por 3-2, agora vamos tentar vencer o jogo”.

Afirmando que “procuramos sempre ganhar”, Gilson França referiu que “estamos a precisar de aliar os bons resultados aos bons jogos que temos feito. É muito bom fazer bons jogos, bons set’s, mas também é muito bom ganhar”.

EQUIPA REFORÇADA

Para esta nova fase do campeonato, Gilson França já conta com um plantel mais composto. Ao clube chegou, recentemente, a central Simone Scherer e algumas atletas saídas das Sub-21…

“A saída do staff técnico e de algumas atletas fez com que o Vitória SC tivesse de ir ao mercado para equilibrar a equipa. Durante bastante tempo tivemos sete, oito atletas, era puxar de um lado para colmatar aqui e destapar do outro. O plantel era curto. A Simone está em fase de adaptação e penso que rapidamente vai entrar no ritmo das restantes atletas”.

Para além de Simone, Gilson França conta agora com algumas atletas das Sub-21, que, entretanto, viram o seu campeonato suspenso… “fomos buscar algumas atletas das Sub-21 para reforçar algumas posições. São atletas com algum potencial e que podem ajudar a equipa e a garantir o futuro. Acreditamos que isto vai funcionar. Elas são dedicadas e estão empenhadas no objetivo”.

PENSAR JOGO A JOGO

O Vitória SC tem agora uma fase intensa de jogos e jogos importantes. Quarta-feira recebe o Castêlo da Maia, domingo mede forças com o Clube K, segue-se SC Braga., AJM/FC Porto, o Boavista para a Taça de Portugal…

Gilson França garante que “vamos pensar um jogo de cada vez. Para já estamos a preparar e a pensar no Castêlo da Maia. Depois temos dois, três dias para preparar o jogo com o Clube K. Temos de pensar assim, jogo a jogo, independente de quem for o adversário. Certo é que queremos vencer os jogos e sabemos, por isso, que temos de trabalhar e lutar”.

Interrogado sobre toda esta questão com a pandemia mexe com o grupo, Gilson França referiu que “esta é uma situação estranha, um ano atípico…Temos de saber gerir tudo com todos os cuidados, quer nos treinos, quer nos jogos. Não queremos que nos venha a acontecer o que tem acontecido com algumas equipas. Ainda esta semana vimos o jogo com o Boavista adiado. Gerir tudo isto não é fácil, mas faz parte do dia a dia atualmente. Temos de trabalhar com todas as precauções e com todo o cuidado porque o nosso plantel já é curto e não podemos ter o privilégio de perder mais atletas”.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS