VOLEIBOL

SC Braga mede forças com candidato Sporting

O SC Braga defronta domingo, a partir das 18 horas, o Sporting, em jogo da 20.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão feminina de Voleibol.

O conjunto treinado por João Paulo Mateus não tem pela frente tarefa fácil, pois mede forças com um dos principais candidatos ao título de Campeão Nacional, equipa que em 17 jogos apenas perdeu dois. Apesar das dificuldades, o SC Braga mostra-se preparado para o desafio, que servirá para aferir o momento de forma da equipa nesta fase importante do campeonato.

“O Sporting é um potencial candidato ao título, tem excelentes argumentos individuais e funciona muito bem coletivamente. É, por isso, um jogo complicado para nós, mas, ao mesmo tempo, calha bem porque nos vai permitir aferir o momento em que estamos”, começou por referir João Paulo Mateus.

JOÃO PAULO MATEUS: “PODEMOS FAZER UM BOM JOGO”

O treinador do SC Braga lembra que “no domingo, frente ao Vilacondense, fizemos um ótimo jogo a vários níveis. As atletas agora precisam de um novo bom desafio, exigente a todos os níveis, para atestar a forma em que estão” e acrescentou que “sabemos de antemão que é um jogo complicado, muito difícil mesmo. O Sporting tem outro tipo de argumentos, sectorialmente é fortíssimo, mas nós temos vindo a falar sobre o jogo e temos a convicção que podemos fazer um bom jogo”.

O SC Braga bateu-se muito bem no embate com o Vilacondense, levando a decisão para a ‘negra’. João Paulo Mateus considera que “o que fez a diferença no domingo foram as soluções. O Vilacondense tinha muitas mais soluções e conseguiu ir fazendo alterações. Nós não tivemos essa sorte. Tivemos atletas de fora e não conseguimos fazer alterações durante o jogo. Mas a verdade é que fizemos um jogo muito bom mesmo. O último set foi o menos conseguido porque houve uma pequena quebra em termos físicos de algumas atletas, o que acaba por ser normal, num jogo tão intenso. Penso que no domingo conseguimos estar muito próximos daquilo que podemos fazer”.

DESCONTENTAMENTO COM A DERROTA FRENTE AO VILACONDENSE

O facto de terem jogado muito bem, mas não terem conseguido ganhar, deixou marcas, de alguma forma, na equipa?

“No final do jogo notou-se em algumas atletas algum desânimo por não termos conseguido vencer. Mas falei com logo com elas e elas sabem que tudo isso tem de passar. Nós sabemos porque perdemos, aferimos já os motivos. As atletas têm a noção que fizeram um bom jogo, mas que se calhar num momento ou outro não tomaram a melhor decisão e sentem-se mal com isso…eu gosto de ver isso nas atletas, esse descontentamento com elas próprias, mas depois tem de passar e já passou”, disse João Paulo Mateus, que garante que “a semana de trabalhos correu muito bem. Foi uma semana muito positiva, com uma grande disponibilidade para o treino quer em termos de horários, quer de participação das atletas”.

“A equipa tem tido um comportamento muito bom, animicamente está a adquirir alguns índices de confiança, que é importante para a fase que vem aí e que é a fase da manutenção. É uma fase que se aproxima a passos largos e para a qual teremos de estar preparados” disse João Paulo Mateus, que salientou que “todas as equipas se reforçaram imenso durante este período, mesmo as equipas sobre as quais tínhamos algum ascendente. Nós temos de continuar a fazer o nosso trabalho. Para domingo, mesmo sabendo das nossas limitações, vamos tentar fazer um bom trabalho, tentar pôr em campo aquilo que temos treinado e que tem aparecido ultimamente”.

Frente ao Vilacondense, o SC Braga teve a equipa bastante limitada: “temos atletas em isolamento profilático. Duas já regressam na quinta-feira e podem defrontar o Sporting, mas temos outras duas que ainda não regressaram”.

“AS ATLETAS QUE ESTÃO SÃO AQUELAS COM QUEM VAMOS TRABALHAR ATÉ AO FIM”

Numa fase em que muitas equipas se reforçaram para atacar os seus objetivos nesta fase final do campeonato, o SC Braga decidiu não mexer no grupo…

“Nós decidimos não trazer ninguém para a equipa. As atletas que estão são aquelas com quem vamos trabalhar até ao fim. Poderíamos tentar colmatar uma zona que estivesse mais deficitária ou com menos experiência, mas optamos por não o fazer. É com este grupo que vamos até ao fim” referiu João Paulo Mateus.

O treinador do SC Braga sabe que “algumas equipas de reforçaram imenso. Por exemplo, o Boavista, que foi buscar quatro estrangeiras de uma vez só; o Castêlo da Maia e o próprio Vilacondense. É uma aposta clara para fugirem da despromoção, mas nós não entramos por aí. Continuamos a ser uma equipa que privilegia a formação. Temos estrangeiras, que fomos buscar no início da época, mas agora não mexemos no grupo. É com estas atletas que vamos lutar pela manutenção”.

PROGRAMA DE JOGOS

Sábado

12h: Benfica – Vilacondense

16h: Porto Vólei – Sporting

17.30h: Clube K – Castêlo Maia

Domingo

11h: Boavista – AJM/FC Porto

13h: Clube K – AVC Famalicão

15h: Belenenses – Vilacondense

15h: Benfica – Porto Vólei

16h: Leixões – CD Aves

18h: Sporting – SC Braga

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS