CANOAGEM

Câmara Municipal Viana do Castelo atribui subsídio à Darque KC

A Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu atribuir um apoio à Darque KC, minimizando assim os prejuízos da suspensão temporária da náutica das escolas provocada pela pandemia.

“A pandemia trouxe receios e prejuízos ao projeto náutica das escolas, uma vez que é necessário transportar muitos alunos e os contactos sociais devem ser reduzidos, embora a prática seja feita ao ar livre” disse Américo Castro, presidente da Darque KC.

Aquele dirigente refere que “no ano letivo que atravessamos já foi feita uma primeira tentativa para retomar o projeto. Porém, e como é público, os números de contágios têm aumentado, sendo que o bom senso dita que os projetos devem ser suspensos temporariamente e esperar por uma situação mais favorável”.

A Darque KC está dotada de uma estrutura profissional de técnicos e meios especializados para este “bem sucedido e imprescindível programa para os jovens e crianças vianenses, fruto de anos de experiência, formação e de acumulação de boas práticas, com elevados índices de conhecimento”.
Estrutura que é suportada por protocolos anuais para que os milhares de alunos tenham acesso às atividades náuticas nos quatro centros náuticos existentes.

“A náutica nas escolas na modalidade de canoagem é assegurada pela Darque KC, clube que participou conjuntamente com a autarquia na elaboração do projeto e é parte ativa. Com a atual suspensão temporária da náutica nas escolas, e com a estrutura a necessitar de ser mantida para segurar e manter quadros e condições materiais para a retoma logo que possível, era necessário apoiar a Darque KC para a compensar dos prejuízos que advém dessa suspensão”, disse Américo Castro.

Por isso considera que “em boa hora o Município de Viana do Castelo fez um protocolo com a Darque KC, no sentido de conceder um apoio mensal de forma minimizar os prejuízos”.

O clube de Darque fique assim em condições para, logo que a suspensão termine, possa retomar a atividade “e dar brilho a esse projeto tão útil e imprescindível para os jovens e crianças que frequentam a escolaridade por terras de Viana”.

Américo Castro referiu que “com a atual situação de confinamento todos os técnicos da Darque KC passam a ter trabalho redobrado, em teletrabalho, planificando individualmente os treinos para cada atleta”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS