CICLISMO

David Vaz ambicioso e confiante para a nova época

David Vaz

Fazer provas diferentes, com mais aventura e estar nas discussões das provas mais importantes são as grandes metas de David Vaz para a nova temporada.

O ciclista de Viana do Castelo, Campeão do Minho de BTT XCM, já retomou os treinos de preparação com vista à época 2021 e garante que se sente motivado e confiante numa boa temporada.

“Já comecei os treinos de preparação para a nova temporada, mas ainda estou longe da melhor forma” disse David Vaz, que lembra que “o retomar tem que se feito devagar, pois estive três semanas parado…mas, normalmente, em março já estou em forma”.

TREINAR À NOITE

O que te custa mais nesta altura? “Treinar à noite…os dias são muito pequenos e quando dou por ela já está de noite. Isso é que me custa mais”, disse David Vaz, que, por norma, treina sozinho: “quase sempre treino sozinho, pois não tenho horas para sair para treinar. Já muitas vezes me aconteceu estar equipado para ir treinar e ligarem para preparar uma encomenda de flores. Por isso, não posso combinar treinos, corro o risco de, à última hora, ter de desmarcar, o que é muito chato”.

Interrogado sobre se não é perigoso treinar à noite, David Vaz referiu que “sinceramente acho que há mais respeito na estrada quando treino à noite do que de dia”, de resto “também, normalmente, vou com a bicicleta de BTT, mas por estradas secundárias onde há pouco trânsito. Para além das luzes de iluminação, levo um colete refletor”.

David Vaz não se fica, nesta altura, pelos treinos na estrada: “tento fazer sempre dois ou três treinos de BTT por semana”.

RESTRIÇÕES PARA MANTER

O Campeão do Minho de BTT XCM diz-se motivado para a nova época e acredita que o calendário de provas se irá cumprir…“Eu sinceramente acredito que não seja uma época em branco, mas temos de ter a consciência de que as restrições se irão manter em 2021. Acredito que as corridas que não estejam sobre alçada da Federação Portuguesa de Ciclismo ou das Associações Regionais de Ciclismo não se irão realizar”.

Quanto a ambições para 2021, David Vaz referiu que “este ano gostava de fazer provas diferentes, com mais de aventura…O Campeonato Nacional de BTT XCM realiza-se bem mais cedo, a nove de maio, e a Taça de Portugal decorre de março a julho. O que me agrada muito, pois não há grandes intervalos de tempo entre competições” e adiantou “nas corridas mais importantes vou tentar procurar estar na discussão das mesmas”.

David Vaz continua a ser um dos atletas Elite em ativo mais medalhado a nível nacional em XCM e garante “vou continuar a trabalhar para estar na discussão das provas”.

BRASIL RIDE, MACHU PICHHU EPIC MTB E ESPANHA NA ROTA

Interrogado sobre se tem algumas provas internacionais em vista, o ciclista de Viana do Castelo referir que “se o Covid-19 permitir, pretendo fazer o Brasil Ride de Espinhaço em março e em outubro o Machu Pichhu Epic Mtb, no Peru. Assim como algumas provas em Espanha”.

Olhando para 2020, David Vaz faz, apesar de tudo, um balanço positivo.

“Eu faço um balanço positivo. Fiz algumas provas que não me imaginaria a fazer e que me cativaram!!! Foi um ano atípico, mas com bons momentos. Espero e desejo que 2021 corra muito melhor, vamos ter um recomeço lento, mas espero que sem problemas, nem adiamentos de provas”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS