NATAÇÃO

Pedro Faia “conseguimos bons resultados e excelentes marcas”

“O balanço é bastante positivo. Conseguimos bons resultados e excelentes marcas” disse Pedro Faia, coordenador técnico do GDN Famalicão, no rescaldo do Torneio Zonal de Juniores e Seniores, que se realizou no fim da Mealhada.

A primeira prova de natação nacional da época – e a primeira em mais nove meses -, mostrou um GDN Famalicão muito determinado e a lutar pelas medalhas. Daniela Lopes, que se estreou no escalão de Juniores, foi o grande destaque ao conquistar quatro medalhas, uma de ouro e três de prata. Também João Oliveira esteve em alta e subiu três vezes ao pódio, uma delas para receber a medalha de ouro.

“Saímos desta primeira competição com 13 medalhas, títulos de Campeões Zonais e excelentes marcas. A Daniela Lopes e o João Oliveira deram um grande contributo à equipa e conseguiram subir ao mais alto lugar do pódio. Para primeira prova ao fim de nove meses e a treinar há 10 semanas as marcas que conseguimos obter foram bastante positivas e deixam boas expetativas para o resto da época”, disse Pedro Faia, que acredita que “o resultado desta competição dá-nos motivação para continuarmos a trabalhar”.

DANIELA LOPES EM GRANDE PLANO

Daniela Lopes estreou-se no escalão de Juniores e esteve em grande destaque… “a Daniela é uma atleta muito focada. Ela tem muita confiança nas suas capacidades, é muito determinada e competente no que faz e isso, facilmente, se nota em competição. É de prever que ela tenha um futuro positivo pela frente e, nesta altura, só faltam mesmo as competições para que ela possa continuar a evoluir e a demonstrar o seu valor”.

A equipa Sénior obteve resultados menos expressivos, mas Pedro Faia explicou que “a equipa era menor, mas mesmo assim obteve bons resultados. Conquistou quatro medalhas de bronze, o que nos dá garantias para o futuro. Agora é preciso continuar a trabalhar, mais e melhor”.

O resultado dos Zonais de Juniores e Seniores servem ainda como incentivo para os Juvenis que dentro de três semanas participam nos Zonais… “penso que é motivador para os mais novos. Eles viram os colegas a conseguirem bons resultados e vão tentar seguir as pisadas”.

PREPARAR OS ZONAIS DE JUVENIS

O Zonal de Juvenis é a próxima prova marcada e “nestas três semanas vamos ver se conseguimos limar algumas arestas para aprimorar o momento de forma, já que esta é a sua principal competição na época e que se realiza ao fim de tantos meses. Vamos ver se conseguem conquistar tão bons resultados como os Juniores e Seniores”.

Sem mais provas agendadas, Pedro Faia acredita que “acredito que a todo o momento a FP Natação poderá agendar as provas, nomeadamente, o Campeonato Nacional de Clubes, que estava previsto para dezembro. Foi adiado, mas penso que até ao final do ano a pandemia tenderá a diminuir e então poder-se-á reagendar as provas até para alavancar e arrastar os atletas para os treinos e para as competições. A ideia que tentamos passar aos nossos nadadores é que temos de estar preparados, pois a qualquer momento as provas são reagendadas”.

Pedro Faia referiu ainda que “tentamos manter os nadadores focados no trabalho diário, isto passa rápido e a todo o momento poderemos voltar a fazer o que mais gostamos que é competir”

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS