NATAÇÃO

SC Braga com balanço positivo do Torneio Zonal

“Foi muito positivo podermos competir ao fim de nove meses, fora da Associação de Natação do Minho. Voltar às rotinas de sair, de nadar com outros nadadores, ter outra competitividade, outra adrenalina”, disse Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, sobre a presença da equipa no Torneio Zonal de Juniores e Seniores.

O SC Braga deslocou-se a Mealhada com sete nadadores e na bagagem trouxe cinco títulos e um total de 15 pódios….

RAFAEL SIMÕES COM RECORDE REGIONAL NOS 200M BRUÇOS

“Estou muito satisfeito com o empenho e os resultados que eles conseguiram. Estamos em início de época e eles estão muito bem”, afirmou Luís Cameira, que sobre os resultados individuais afirmou: “foi pena o Rafael Simões ter estado 14 dias em quarentena. É muito tempo fora de água e deixa marcas. Mesmo assim, ele conquistou três medalhas de prata e bateu o recorde regional dos 200m Bruços. Se não tem estado parado teria feito mais e conseguido chegar aos títulos”.

“O José Paulo Lopes conquistou quatro medalhas e fez marcas muito boas, nos 1500m esteve muito próximo do recorde absoluto. Ele nadou, praticamente, sozinho e deu um avanço de 125 metros ao segundo classificado” referiu Luís Cameira, que adiantou que “a Tamila esteve melhor nas provas que são a sua especialidade, os 800 e os 1500m Livres. Não esteve tão bem nas provas que são fora do seu âmbito normal, 200 e 400m”.

DANIEL CARVALHO ESTREIA-SE COM DUAS MEDALHAS

Daniel Carvalho estreou-se como Sénior e conquistou duas medalhas na Mealhada… “é o seu primeiro ano de Sénior e esteve muito bem. Foi segundo nos 800m Livres e terceiro nos 1500m. Aliás nos 1500m nós conseguimos colocar dois nadadores no pódio, o que é muito positivo”.

Também os Juniores estiveram em bom plano… “os Juniores ultrapassaram as melhores expetativas. A Adriana Hutyy conquistou duas medalhas de bronze, nos 400m Livres e 1500m Livres e ainda foi quarta nos 800m Livres. O David Cruz fez quarto lugar nos 200m Mariposa e a Maria Neves foi quarta nos 50m Costas”.

SETE NADADORES NO TOP4

Portanto: “conseguimos ter os sete nadadores top4, cinco com medalhas e dois em quarto lugar. Em termos de classificação coletiva o SC Braga concluiu o Torneio Zonal no segundo lugar na Estatísticas de Medalhas: “estou convencido que se o Rafael não tivesse estado parado, tínhamos ido ao primeiro lugar. Ele teria, com certeza, ganho as suas provas”.

O SC Braga já regressou hoje aos treinos. De manhã estiveram em ação dos Juvenis e durante a tarde treinaram os restantes nadadores disponíveis.

PREPARAR O ZONAL DE JUVENIS

Agora “é preparar o Zonal de Juvenis, que se disputam dentro de três semanas. O resto, é trabalhar um dia de cada e esperar que haja competições. Há algumas provas nacionais e internacionais previstas, é aguardar que e realizem”.

É fácil manter o grupo motivado quando não há certezas quanto às competições?

“Nalguns casos não consigo mantê-los focados. Principalmente, aqueles nadadores que estavam à esperada dos Campeonatos Nacionais de Clubes e que trabalhavam nesse sentido. A competição foi novamente adiada e eles sentem-se desmotivados, desmobilizados. Não é fácil mantê-los focados para uma competição que está a ser sucessivamente adiada e que não se sabe quando se poderá realizar. Os que têm objetivos individuais esses consigo mantê-los concentrados e motivados. Estão focados nos seus objetivos”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS