BASQUETEBOL

Ritmo de jogo e falta de experiência marcam época CB Viana

O Clube de Basquete de Viana não teve a melhor estreia no Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol. Depois de assegurar a subida de divisão na Poule de Acesso disputada em setembro, a equipa treinada por Jorge Resende saiu derrotada nos dois primeiros desafios do campeonato.

Jorge Resende, treinador do conjunto de Viana do Castelo, considera que o ritmo de jogo e a inexperiência da sua equipa pesaram nos jogos com o SC Braga e Guifões…

“Este arranque de campeonato tem sido complicado. O ritmo de jogo é diferente do que estávamos habituados e depois temos uma equipa muito jovem, inexperiente e pagamos o preço desta nossa aposta”, começou por referir Jorge Resende.

Sobre o jogo com o SC Braga, aquele treinador afirmou que “foi um jogo equilibrado, até entramos bastante bem, mas depois cometemos alguns erros e o SC Braga tem outro ritmo de jogo e atletas experientes. Não conseguimos ser consistentes o jogo todo e acabamos por pagar caro”.

SEKOUBA AUSENTE

Seguiu-se o jogo com o Guifões… “foi um jogo diferente, desde logo porque não podemos contar com o Sekouba. Podíamos ter feito muito melhor nesse jogo, perdemos muitas bolas, mas sentimos muitas dificuldades de jogar sem o Sekouba. Ele é uma referência e o nosso melhor atleta e fez falta. Se ele estivesse com certeza o jogo teria sido outro”.

Jorge Resende lembra que “estamos a jogar com uma equipa bastante jovem. Temos atletas de 16, 17 e 18 anos na equipa Sénior. Esta é a nossa aposta. Sabíamos que íamos encontrar dificuldades, mas estamos a trabalhar muito e mais vezes para ultrapassar essas dificuldades”.

O CB Viana treinou hoje de manhã aproveitando o facto dos jogos terem sido adiados… “temos trabalhado mais, treinado cinco, seis vezes por semana e o compromisso dos atletas tem sido ótimo. Acreditamos que num futuro próximo vamos tirar proveitos deste nosso trabalho. Até aqui a equipa tem acusado um bocado a pressão, pois e composta por atletas muitos jovens e inexperiente, mas acreditamos que em algum momento vai aparecer”.

De resto, Jorge Resende garante que “temos falado dos jogos, dos erros que temos cometido e temos aprendido. Penso que estamos no bom caminho. É uma questão de nos habituarmos e estarmos mais concentrados”.

“A I Divisão é um campeonato muito diferente, o ritmo de jogo é diferente, é preciso manter a consistência. Nós até temos tido fases de jogo muito boas, mas noutras não conseguimos manter a disciplina tática”, disse Jorge Resende, que acrescentou: “nós sabíamos que ao manter a nossa aposta na Formação corríamos o risco de ter mais dificuldades, mas este é o nosso rumo. É isto que queremos, aposta na nossa Formação e trabalhar para melhorar dia após dia. Acreditamos que mais à frente vamos conseguir resultados melhores”.

SEKOUBA NA SELEÇÃO DE CABO VERDE

Sekouba esteve ao serviço da Seleção de Cabo Verde, equipa que participou nos Camarões na Fase de Apuramento para o Afrobasket.

A Seleção de Cabo Verde jogou com o Chade e Sudão, tendo garantido o apuramento e Sekouba esteve em grande destaque ao ser o MVP do jogo decisivo com o Sudão.

Jorge Resende referiu que “é para nós um orgulho enorme ver o nosso atleta em grande plano”, e adiantou: “ele fez-nos muita falta no jogo com o Guifões, mas nunca nos passou pela cabeça pedir-lhe para não ir. Ele é um grande jogador e merece estar na Seleção. Estivemos a ver os jogos e ele esteve muito bem. É um jogador experiente, de grande nível, que transmite uma grande confiança ao grupo e é, sem dúvidas, uma grande referência. Foi um orgulho vê-lo a jogar pela Seleção”.

Sekouba já chegou a Viana do Castelo, fez o exame da covid-19 e está apto para retomar os treinos e integrar a equipa no próximo jogo.

JOGO COM O LEÇA EM AGENDAMENTO

O CB Viana defrontava este GDB Leça. O jogo foi adiado por imposição do governo e os clubes tentam encontrar agora uma data para a realização da partida… “a FPB propôs-nos jogar já na quarta-feira, mas para nós não nos dá. Não temos os jogadores todos disponíveis para jogar a meio da semana. Estamos em conversações com o Leça para escolher uma data, que não é fácil porque as datas apertam, mas o ideal é poder conta com o grupo todo”. E quanto ao adversário “o Leça tem sido uma surpresa. Venceu os jogos todos que disputou até ao momento. Não vai ser uma tarefa fácil”.

Para o próximo jogo, Jorge Resende apenas não pode contar com Tiago Resende, que se lesionou frente ao José Régio e ainda não pode jogar.

EQUIPA B PARA DAR TEMPO AOS ATLETAS

O CB Viana avançou, entretanto, com uma equipa B este ano, com o intuito de “dar tempo de jogo aos atletas. Principalmente, aos Juniores”, referiu Jorge Resende, que se mostrou “muito satisfeito com o trabalho que eles têm feito”.

“Temos tentado rodar os atletas. No último jogo estiveram em campo três Seniores e os restantes atletas utilizados foram Juniores A e B. Queremos que eles tenham tempo de jogo, que nesta fase é muito importante. E sem esta equipa os Juniores não teriam competição”.

Fotos: CBV

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS