NATAÇÃO

Campeonatos Nacionais de Natação adiados

Os Campeonatos Nacionais de Natação estão adiados. A direção da Federação Portuguesa de Natação decidiu adiar os Campeonatos Nacionais da 1.ª, 2.ª e 3.ª Divisão, que deveriam realiza-se nos meses de novembro e dezembro.

Na base da decisão da direção da FPN está a diferença das condições de preparação dos vários clubes, o que pode pôr em causa a verdade desportiva.

“Esta deliberação surge da ausência de equidade na preparação dos clubes envolvidos, o que poderá pôr em causa a verdade desportiva na atribuição de títulos, subidas ou descidas de divisões, não descorando todos os custos associados à participação de alguns clubes que já se deparam com graves dificuldades financeiras”.

Entretanto, a FPN “está a analisar soluções para fazer face ao calendário competitivo da época 2020/2021 e que vá ao encontro da estratégia desportiva para os próximos quatro anos”. Assim, “a Federação vai propor novas datas para a realização das competições, bem como a criação de competição até ao final do ano para a participação dos nadadores com objetivos métricos”.

LUÍS CAMEIRA COMPREENDE DECISÃO DA FPN

Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, mostrou-se compreensivo com o adiamento dos Campeonatos Nacionais.

“Ninguém gosta de adiamentos, ainda mais quando se tem a equipa toda preparada” começou por afirmar o técnico do SC Braga, que acrescentou: “tenho de ser realista e coerente. Temos de perceber que a situação não está fácil e vimos que ainda esta semana cancelaram todas as provas não profissionais. Imagine o que é preparar tudo, criar expetativas nos atletas, fazer os investimentos e depois, uns dias antes das competições, ser todo cancelado. Temos de nos antecipar um pouco a essas situações”.

Depois “tenho de ser coerente. Felizmente o SC Braga está a trabalhar, com limitações, mas estamos a treinar. Há alguns clubes que ainda não estão a treinar ou começaram há muito pouco tempo. Não seria justo disputar um Campeonato Nacional, onde estão em questão subidas e descidas e títulos, com esta diferença de preparação”, referiu Luís Cameira, que adiantou: “ninguém gosta de ver um adiamento, mas concordo que era a única decisão que a FPN podia tomar”, disse Luís Cameira,

Agendados continuam, para já, os Zonais de Juniores e Seniores, marcados para meados de novembro, e os Zonais de Juvenis, que se devem realizar em Braga em dezembro…

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS