NATAÇÃO

SC Braga vence Torneio de Abertura

O SC Braga foi o grande vencedor do Torneio de Abertura da Associação de Natação do Minho, que decorreu durante o fim de semana nas Piscinas Municipais da Rodovia e que marcou o regresso das competições de natação ao Minho

Mais de sete meses depois, os nadadores voltaram à piscina para competirem, embora de forma muito condicionada e seguindo as mais cuidadas e apertadas regras de segurança e higiene devido à situação pandémica que se vive no país.

Apesar de esta ser a primeira prova da época – a primeira em sete longos meses -, os nadadores apresentaram-se em bom nível e foram muitos os que bateram os seus recordes pessoais.

Em termos coletivos o SC Braga foi o grande vencedor, conquistando um total de 83 medalhas, sendo 50 de ouro. O conjunto bracarense venceu em Seniores, com 28 medalhas, e em que o grande destaque vai para Rafael Simões que bateu o recorde regional de 100m Bruços e 200m Bruços.

O conjunto bracarense foi ainda o mais medalhado em Juniores, com 18 medalhas, em Juvenis A (19) e Juvenis B (18).

LUÍS CAMEIRA “CORREU MUITO BEM”

Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, começou por referir que “este Torneio de Abertura correu muito bem. Muitos dos nadadores baterem os seus recordes pessoais e o grande destaque vai para o Rafael Simões que bateu o recorde regional nos 200m Bruços”.

O treinador do SC Braga salientou ainda a organização “esteve impecável. Tudo muito bem. Penso que esta prova foi um teste para todos, para os atletas, para nós treinadores, clubes e Associação. Há uma possibilidade de recebermos aqui o Torneio Zonal de Juvenis, que está agendado para o início de dezembro, e esta prova serviu como teste. Um teste em que passamos com distinção. Agora vamos ver se a Câmara Municipal de Braga, a DGS aceita este novo desafio, que engloba mais atletas e outros meios. Certo é que a ANMinho mostrou que está à altura das organizações mesmo neste tempo de pandemia”.

O SC Braga tinha prevista a participação no Torneio Triangular do FC Porto, que acabou cancelado… “era uma prova diferente, em piscina de 50m, e em que iriamos encontrar outra competitividade, pois os nadadores iriam competir com atletas do FC Porto e do CF Portuense. Não foi possível realizar a prova, competimos aqui e tiramos ilações muito positivas. Agora temos mais três semanas para melhorar e nos podermos apresentar a outro nível no Torneio Zona de Juniores e Seniores”.

PEDRO CRUZ: “BALANÇO MUITO POSITIVO”

Pedro Cruz, presidente da direção da Associação Natação do Minho, fez um balanço muito positivo da Torneio de Abertura.

“Correu tudo bem, portanto, só podemos fazer um balanço positivo”, disse Pedro Cruz, que adiantou que “em termos de comportamento todos, atletas, dirigentes, treinadores, esteve acima daquilo que foi exigido. Tivemos todos os cuidados e seguimos todas as regras e segurança e higiene, cumprindo rigorosamente todas as regras. Houve uma grande proteção dos atletas e das equipas. Espero que as entidades públicas, a partir daqui, vejam a natação de outra forma, para que se possam realizar mais provas de natação. Agradecemos desde já a colaboração do Município de Braga e da Delegação da DGS de Braga e que isto demonstre que é possível realizar competições”.

Também em termos de resultados desportivos, Pedro Cruz ficou satisfeito: “nas provas de hoje os nadadores já não estavam tão nervosos. Pelos comentários dos treinadores bateram-se muitos recordes pessoais e isto depois de sete meses sem competições. Foi uma prova que superou as expetativas”.

VENCEDORES

1500m Livres

Seniores: Rita Moreira Cunha (EDV)

Juniores: Adriana Carolina Hutyy (SCB)

800m Livres

Juvenis B: Milan Santos Jevic (SCB)

100m Costas

Seniores: Carla Filipa Marques (Amigos da Montanha)

Juniores: Maria Manuel Neves (SCB)

Juvenis A: Beatriz Machado Silva (SCB)

Seniores: Matheus Costa Faustino (SCB)

Juvenis A:  Miguel Alves Fernandes (VNC)

200m Bruços

Seniores: Joana Marques Maia (SCB)

Juvenis A: Maria Seixeira Silva (VNC)

Seniores: Rafael Gomes Simões (SCB – NOVO RECORDE REGIONAL

Juniores: Rodrigo Gil Cancela (SCB)

100m Livres

Seniores: Ana Pinho Rodrigues (EDV)

Juniores: Anna Luiza Domingues (SCB)

Juvenis: Maria Miguel Rigor (VNC)

Juvenis B: Daniela Dias Rodriguez (EDV)

Seniores: Ricardo Manuel Machado (SCB)

Juniores: Alexandre Alves Pereira (SCB)

Juvenis B: Mark Zhukov (SCB)

Juvenis A: João Carlos (SCB)

200m Mariposa

Juniores: Luana Ferreira Castro (EDV)

Juvenis A: Mariana Goncalves Brochado (Viana NC)

Juvenis B: Rita Cunha Gomes (VNC)

Seniores: Xavier Campos (Famalicão)

Juniores: Luís Pedro Queirós (VNC)

20m Estilos

Seniores: Mónica Seara Domingues (SCB)

Juniores: Bárbara Oliveira Monteiro (SCB)

Juvenis B: Mariana Alexandra Pinto (SCB)

Juniores: David Miguel Cruz (SCB)

Juvenis A: João Maria Sousa (SCB)

50m Bruços

Seniores: Rita Catarina Miranda (SCB)

Seniores: André Miguel Vilaça (SCB)

Juvenis A: Gonçalo Queiroga Rocha (SCB)

400m Livres

Juniores: Daniela Silva Ligeiro (VNC)

Juvenis A: Carolina Esteves Peixoto (SCB)

Juvenis B: Margarida Vieira Pinto (SCB)

Seniores: Daniel Carvalho (SCB)

Juniores: Márcio Fernandes Gomes (SCB)

50m Mariposa

Juvenis B: Gabriela Silva Marques (SCB)

Juniores: Lucas Medeiros Pereira (SCB)

Juvenis A: Alberto Ferreira Santos (SCB)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS