NATAÇÃO

SC Braga domina primeiro dia do Torneio Abertura

O SC Braga dominou o primeiro dia do Torneio de Abertura da Associação de Natação do Minho, que decorre até amanhã nas Piscinas Municipais da Rodovia, em Braga.

A equipa bracarense venceu a classificação dos Seniores, Juniores e Juvenis B, conseguindo um total de 38 medalhas e um recorde regional, por intermédio de Rafael Simões.

Em Seniores o SC Braga arrecadou 13 medalhas, oito de ouro, quatro de prata e uma de bronze, deixando na segunda posição a ED Viana, com três medalhas (2+1+0). O Amigos da Montanha ficou em terceiro com duas medalhas.

O grande destaque vai para Rafael Simões, que venceu os 100m Bruços com novo recorde regional.

Em Juniores, o SC Braga voltou a estar em alta, conquistando oito medalhas, sete de ouro e uma de prata. O Viana NC foi segundo com quatro medalhas, três de ouro e uma de prata, e a EDV foi terceira com cinco medalhas, duas de ouro e três de prata.

Em Juvenis A, o Viana NC lidera ao conquistar sete medalhas, cinco de ouro e duas de prata. O SC Braga conquistou mais medalhas, nove, sendo três de ouro, quatro de prata e duas de bronze. A ED Viana ocupa a terceira posição com duas medalhas (1+0+1).

Em Juvenis B, o SC Braga voltou a dominar: conquistou oito medalhas, quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze. O Viana NC é segundo (duas medalhas de ouro) e o Amigos da Montanha ocupa a terceira posição, com três medalhas (1+1+1).

LUÍS CAMEIRA: “BOA ORGANIZAÇÃO E RESULTADOS MUITO POSITIVOS”

Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu o primeiro dia de provas.

“Era importante por os miúdos a competir, a maior parte deles já não competiam desde março, foi ótimo”, começou por referir Luís Cameira, que salientou o empenho das entidades envolvidas para a realização da prova: “quero dar os parabéns à Associação de Natação do Minho, à Autarquia e à Delegação Regional de Saúde elo trabalho fantástico que fizeram para que esta competição se realizasse”.

Quanto ao trabalho desenvolvido pelos seus nadadores, o técnico bracarense salientou que “era a primeira prova da época, a primeira em sete meses. Havia algum nervosismo, mas os resultados foram muito positivos. Os nadadores ou se aproximaram ou bateram mesmo os seus recordes pessoais. Hoje à tarde tivemos 21 recordes pessoais, estamos em outubro e é a primeira competição da época”.

“Estou bastante contente com a prestação de todos eles”, disse Luís Cameira, que adiantou que “claro que há muitas coisas a melhorar, principalmente, nos nadadores mais novos. Pormenores das partidas e viragens, gestão de tempo. Não podemos esquecer que a época é diferente, trabalhamos menos tempo, o grupo está dividido por turnos de treino e não é fácil. Também por isso estou muito contente com o que mostraram hoje”.

Perspetivas para amanhã? “Penso que os nadadores estarão mais confiantes, já sem a pressão de ser a primeira prova, que já passou e em que obtiveram bons resultados. Penso que amanhã será uma jornada muito boa”.

O Torneio de Abertura está a realizar-se em moldes diferentes do habitual, mas Luís Cameira salienta que “a organização está muito bem, está a seguir-se o plano de contingência, que é respeitado por todos, houve um grande cuidado na segurança e higiene durante a prova. É óbvio que há coisas que não ajudam, o facto de só estarem quatro nadadores em pista (pista sim, pista não) não ajuda à competitividade, falta alguma emoção e os nadadores sentiram um pouco isso. Vamos esperar que na próxima já possa estar os oito nadadores em pista para que haja outra emoção, outra luta”.

VENCEDORES

800m Livres

Seniores: Rita Moreira Cunha (EDV)

Juniores: Daniela Silva Ligeiro (Viana NC)

Juvenis B: Rita Cunha Gomes (Viana NC)

1500m Livres

Juvenis A: Dinis Queiroz Goncalves (SCB)

50m Costas

Seniores: Juliana Lima Freixo (SCB)

Juniores: Maria Manuel Neves (SCB)

50 m Costas

Seniores: Matheus Costa Faustino (SCB)

100m Bruços

Juvenis A: Maria Seixeira Silva (VNC)

Seniores: Rafael Gomes Simões (SCB – NOVO RECORDE REGIONAL)

Juniores: Rodrigo Gil Cancela (SCB)

Juvenis B: Afonso Salgueiro Boas (Amigos da Montanha/Becri)

50m Livres

Seniores: Ana Pinho Rodrigues (EDV)

Juniores: Anna Luiza Domingues (SCB)

Seniores: Ricardo Manuel Machado (SCB)

Juniores: Marvin Khoury (SCB)

Juvenis B: Rodrigo Richard Trindade (SCB)

100m Mariposa

Juniores: Marta Luísa Novo (VNC)

Juvenis A: Mariana Goncalves Brochado (VNC)

Seniores: João Peixoto Pereira (SCB)

Juniores: Pedro Xavier Barbosa (EDV)

Juvenis B: Danilo Alves Rocha (VNC)

200m Costas

Seniores: Mónica Seara Domingues (SCB)

Juvenis A: Maria Miguel Rigor (Viana NC)

Juniores: Márcio Fernandes Gomes (SCB)

Juvenis A: Miguel Alves Fernandes (VNC)

100m Estilos

Seniores: Carla Filipa Marques (Amigos da Montanha/Becri).

Juniores: Joana Costa Velho (Amigos da Montanha/Becri)

Juvenis A: Ana Miguel Martins (VNC)

200m Livres

Seniores: Tamila Hryhorivna Holub (SCB)

Juniores: Adriana Carolina Hutyy (SCB)

Juvenis A: Inês Santos Amorim (EDV)

Juvenis B: Margarida Vieira Pinto (SCB)

Seniores; José Paulo Lopes (SCB)

Juniores: Luís Pedro Queirós (VNC)

Juvenis B: Milan Santos Jevic (SCB)

Juvenis A: João Maria Sousa (SCB)

400m Estilos

Juniores: Luana Ferreira Castro (EDV)

Juvenis A: Carolina Esteves Peixoto (SCB).

Juniores: David Miguel Cruz (SCB).

Juvenis B: Eduardo Nuno Faria (SCB)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS