CICLISMO

Hélder Gonçalves a grande surpresa do ‘Nacional’ de XCO em 2019

Hélder Gonçalves, ciclista de Barcelos, foi uma das grandes surpresas do Campeonato Nacional de BTT XCO, que se realizou há exatamente um ano no Centro de Ciclismo do Minho em Guimarães.

O ciclista, que alinhou com as cores da UD Oliveirense / InOutBuild (hoje denominada Kelly / InOutBuild / UDO), decidiu participar no Campeonato Nacional no dia anterior à sua realização – 20 e 21 -, mais por pressão dos amigos e treinador… e acabou no pódio. Por isso, Hélder Gonçalves lembra-se bem da prova que realizou e do sentimento que teve ao cortar a meta em terceiro lugar nos Sub-23.

“SÓ DECIDI ALINHAR NO DIA ANTERIOR… FIQUEI BASTANTE SATISFEITO COM O RESULTADO”

“Lembro-me perfeitamente da prova do Campeonato Nacional. Fiquei bastante satisfeito com o resultado que alcancei”, começou por referir o ciclista de Barcelos, que lembrou que: “só decidi alinhar no dia anterior por pressão do meu treinador e amigos que convivem mais comigo”.

De resto, “nessa semana estive de férias e aproveitei para fazer coisas que não se podem fazer em época normal, até porque vinha do Troféu Joaquim Agostinho, prova em que fiz um grande resultado”.

Portanto “não estava à espera de fazer a prova que fiz. Foi uma prova toda ela feita de trás para a frente, com muita pouca diferença de tempos de volta para volta sempre em passo constante… e acabei no terceiro lugar”.

CICLISTA DE ESTRADA… RESULTADOS POSITIVOS EM XCO

SONY DSC

Apesar de estar dedicado mais à estrada, Hélder Gonçalves tem marcado presença nas provas de XCO e em 2019, para além do terceiro lugar de Sub-23 no Campeonato Nacional de Guimarães, sagrou-se Campeão Universitário em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, numa prova inserida no 22.º BTT XCO C.N.E. – Agr. 409 / Paróquia S. João Baptista de Gondar – Taça Manuel Abreu.

“Foi um  ano muito positivo também em BTT XCO. Consegui estar nas provas e discutir os resultados”, referiu o jovem que fez a sua formação na Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact.

HÉLDER GONÇALVES DE FÉRIAS A PENSAR NOS ‘NACIONAIS’ DE ESTRADA

Hélder Gonçalves goza, atualmente, uns dias de férias, aproveitando a ausência de provas, mas sem esquecer a bicicleta: “neste momento, tirei umas férias com amigos e estou por Andorra. Tenho aproveitado para pedalar aqui também, mas a essência das férias é, sobretudo, visitar e conhecer novos lugares”.

Hélder Gonçalves garante que “estou a aproveitar para descansar, sem nunca esquecer o que aí vem e e quero estar no meu melhor nos Campeonatos Nacionais”.

Quanto aos objetivos, o ciclista de Barcelos referiu que “tudo pode acontecer” e adiantou “é uma corrida de sorte onde tudo pode acontecer”.

De referir que em 2019, Hélder Gonçalves terminou no top10 da categoria de Sub-23 na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais que decorreram em Melgaço.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS