Sem categoria

Grupo Nun’Álvares retomou os treinos no pavilhão

O Grupo Nun’Álvares já retomou os treinos de pavilhão, seguindo todas as regras impostas pela DGS. A adesão aos treinos foi boa e a experiência tem sido muito positiva para patinadores, treinadoras e clube.  Os treinos têm corrido bem e os atletas já se preparam para as competições que arrancam em setembro.

Marta Gonçalves, Coordenadora da secção de Patinagem do GNA, começou por referir que “à semelhança do que estava a acontecer com quase todas as escolas de Patinagem do país, a secção de patinagem do GNA tomou a decisão de retomar a atividade, com os primeiros treinos no nosso pavilhão”.

 

MARTA GONÇALVES “EXPERIÊNCIA FOI MUITO POSITIVA”

 

Marta Gonçalves garante que “a experiência foi muito positiva, as crianças já estão habituadas aos cuidados que têm de ter no seu dia a dia e que acabam por ser semelhantes aos que temos de adotar para os treinos. Se há́ algo que esta pandemia veio reforçar é, sem dúvida, a facilidade com que as crianças e jovens se adaptam a novas realidades”.

A Coordenadora da secção de Patinagem Artística da GNA, referiu ainda que “dadas as condições das instalações, nomeadamente no que diz respeito às dimensões do ringue, e às recomendações da DGS e da FPP, começamos por definir treinos com uma média de cinco atletas, por grupo, com 30 minutos de patinagem cada. Os circuitos de circulação e desinfeção garantem a inexistência de cruzamentos diminuindo potenciais focos de contaminação. Os atletas, treinadoras e dirigentes apenas entram no pavilhão com a máscara colocada”.

O Nun’Álvares já está a treinar há quase um mês de durante a primeira semana “apenas retomamos os treinos com as turmas de Pré́-competição e de Competição, desta forma, caso fosse necessário fazermos ajustes aos procedimentos de segurança, poderíamos fazê-los para estarmos bem preparados na altura de recebermos os grupos de Iniciação, que retomaram os treinos a 15 de junho”.

 

ATLETAS DE PATINAGEM DE GRUPO INTEGRADOS NOS TREINOS INDIVIDUAIS

 

“Apenas retomámos os treinos das disciplinas individuais de Patinagem Livre e Solo Dance, o início dos treinos de Patinagem de Grupo terá́ de ficar para mais tarde. No entanto, os cerca de 15 atletas que apenas praticam essa disciplina (na sua maioria, por serem atletas que já estudam na universidade), integraram os grupos de treino das disciplinas individuais. Trata-se de atletas que se têm sagrado várias vezes campeões nacionais, garantindo o apuramento para o Campeonato Europeu de Show e Precisão, consecutivamente, ao longo dos últimos 14 anos. Não podendo, assim, continuar parados sob pena de perderem a sua condição física e técnica”.

Durante o confinamento, o Nun’Álvares tentou manter os atletas ativos, enviando desafios e planos de treinos e mais tarde fazendo treinos por videoconferência…

“Durante o estado de emergência, colocávamos, no nosso grupo privado de pais, alguns desafios de exercícios ou esquemas, mas rapidamente iniciamos os treinos por videoconferência. Os atletas aderiram bastante bem, mas ficava a faltar a sensação de velocidade, os saltos e os piões com os patins calçados” disse Marta Gonçalves.

 

ADIAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE SHOW E PRECISÃO

 

O Grupo Nun’Álvares viu ainda o Campeonato Nacional de Show e Precisão, que deveria ter organizado a 14 e 15 de março, adiado… a escassos dias da sua realização.

“O Campeonato Nacional de Show e Precisão deveria ter acontecido a 14 e 15 de março e a sua organização estava à nossa responsabilidade. A uma semana do evento, vimos as nossas vidas em suspenso e vimos aquilo por que tanto tínhamos lutado a ser cancelado. Foram muitas horas de treino, muita luta, muito suor, muitos sonhos, um grande investimento que ficou parado no tempo, como tantos outros projetos das nossas vidas. Pelas informações de que dispomos, não haverá́ nova data para o Campeonato Nacional de Show e Precisão 2020. Neste momento, já nos estamos a concentrar na época 2021”.

 

NUN’ÁLVARES ORGANIZA TORNEIO DE VERÃO

 

“Foram, igualmente, cancelados todos os Campeonatos Nacionais e Regionais da modalidade, nas vertentes individuais, pares e grupo, em todos os escalões. Mantém-se, neste momento, calendarizadas a Taça de Portugal, a Taça do Minho e o Torneio de Verão, prova cuja organização caberá́ ao Grupo Nun’Álvares. Temos a época muito bem planeada, com muitas atividades diferentes para os nossos atletas”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS