NATAÇÃO

Decisão política afasta Viana NC da piscina

O Viana NC continua longe dos treinos na piscina. Um mês depois de ter sido dada autorização para a abertura das piscinas, o conjunto vianense continua sem poder voltar à água. A decisão, tomada pela Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi transmitida aos responsáveis do Viana NC pelos técnicos do município há três semanas e desde então a situação não evoluiu.

José Couteiro, Coordenador Técnico do Viana NC, está revoltado com toda a situação. As piscinas receberam autorização para abrir e os clubes para regressarem aos treinos há um mês, mas em Viana do Castelo não há perspetivas quanto ao futuro….

JOSÉ COUTEIRO: “DISSERAM QUE ERA UMA OPÇÃO POLÍTICA DO PRESIDENTE”

“Não nos dão explicações porque não abrem pelo menos uma das piscinas. A única reunião a que tivemos direito foi com os técnicos de desporto da CMVC que nos disseram que era opção política do presidente da Câmara. Ou seja, o responsável pela decisão não estava na reunião o que é o mesmo que dizer que nos deixaram sem perspetiva nenhuma. Isto há 3 semanas atrás! Até agora nada, nem uma resposta aos pedidos de reunião, nem nenhuma informação sobre as decisões que estão a ser tomadas”, disse José Couteiro, que adiantou que “em Viana do Castelo já não há registo de contágios de Covid-19 há algumas semanas…mas não deixam retomar o desporto. Algum desporto, os centros de Vela, Remo, Canoagem e Surf já tiveram autorização para abrir há mais de um mês, mas nós não temos nada”.

“QUANDO MAIS TEMPO OS NADADORES ESTIVERAM FORA DO MEIO, MAIS DIFÍCIL SE TORNA A RETOMA”

José Couteiro lembra que “o homem é terráqueo e não animal aquático, quanto mais tempo os nadadores estiverem fora do meio mais difícil se torna a retoma da forma física. Precisamos de retomar os treinos diários em Viana do Castelo o mais rápido possível porque os nossos adversários (dos nossos nadadores) já o fizeram há algum tempo. Da Póvoa para baixo há já muitas piscinas abertas, e muitos clubes já treinam no novo normal. Há até câmaras que abrem as piscinas para as aulas de natação. Como são os casos de Famalicão, Matosinhos e Felgueiras”.

VIANA NC PRONTIFICOU-SE A COLABORAR COM A AUTARQUIA

O Coordenador Técnico não percebe a decisão da CMVC e refere mesmo que “o Viana Natação Clube prontificou-se desde o primeiro dia em que foi publicada a portaria de reabertura das piscinas cobertas para colaborar com a autarquia na articulação de procedimentos para voltarmos a utilizar as instalações. Há três semanas, depois da reunião na CMVC, onde os dois clubes de natação estiveram representados, eu próprio enviei aos técnicos de desporto da Câmara um plano de desconfinamento de uma piscina como ponto de partida para a construção de um plano similar aqui para Viana do Castelo”.

O Viana NC continua sem respostas apesar das várias tentativas para marcar novas reuniões e resolver este impasse que impede vários atletas de praticarem o seu desporto de eleição. Fora de água – o seu ambiente natural – os atletas vão mantendo a forma física em terra, mas não é suficiente e põe em causa uma modalidade com um historial enorme em Viana do Castelo.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS