CICLISMO

União Ciclista Ponte Barca em franca expansão

A União Ciclista Ponte da Barca está a fazer captação de atletas para aumentar a sua equipa, que já anda na estrada desde o início do ano. Para já a formação de Ponte da Barca procura atletas Sub-23 e Femininos, de ciclismo de estrada, e ainda atletas para formar uma equipa de BTT (Femininos e Masculinos).  

A União Ciclista Ponte da Barca arrancou no início do ano com uma equipa de 10 ciclistas masters, que foram apresentados no 2.º Grande Prémio Alto Minho. O ‘sonho’ do clube vai, no entanto, mais além. Para já a UCPB está a fazer captação de ciclistas para avançar com uma equipa de Sub-23 e Femininas, bem como uma equipa de BTT…

CAPTAÇÃO DE CICLISTAS SUB-23, FEMININAS E BTT

“Para já só temos Masters de estrada e queremos ter atletas de Sub-23 e femininos. Também estamos apostados em formar uma equipa de BTT”, começou por referir Luís Barbosa, vice-presidente da União Ciclista de Ponte da Barca, que salientou que “para já a UC Ponte Barca é composta por 10 atletas Masters, mas queremos ter mais atletas e equipas. Neste momento, estamos a tentar captar atletas Sub-23 e Femininos de ciclismo de estrada, e atletas para formar uma equipa de BTT”.

A reação tem sido boa e o clube tem sido contactado por ciclistas das categorias desejadas: “já temos um Sub-23 e temos recebidos contactos de atletas femininos e BTT”, disse aquele responsável, que explicou que “formar uma secção feminina faz todo o sentido porque não há provas, nem equipas para elas. Os Sub-23 também fazem todo o sentido porque temos algumas Escolas de Ciclismo no Minho, mas que só vão até Juniores e os ciclistas acabam por ter que ir para fora da sua zona ou abandonar o ciclismo”.

Já a ideia da criação da secção de BTT surgiu com a organização da Maratona de BTT de Ponte da Barca: “o BTT é uma ideia que surgiu com a Maratona BTT, que organizamos e que deve ter uma equipa nossa a competir”.

“CRIAR UMA ESCOLA DE CICLISMO”

O projeto da União Ciclista Ponte da Barca não se fica por aqui: “estamos a planear uma escola de ciclismo para o próximo ano letivo”, referiu Luís Barbosa, que adiantou “a Escola é uma das razões por que criamos a associação. A ideia é avançar com o projeto nas Escolas Primárias. Levar o ciclismo às Escolas e captar meninos e meninas para o nosso projeto”.

Para já a UCPB tem um protoloco com a Câmara Municipal de Ponte da Barca “temos um acordo com o Município e vamos avançar agora com reuniões com o diretor do Agrupamento Escolar”.

Para já a UCPB conta com uma equipa de 10 atletas masters: Alberto Amaral, Campeão Nacional Master 50, Samuel Cunha, Ricardo Gonçalves, Ricardo Araújo, Daniel Alves, Pedro Barreto, Nuno Pimenta, Paulo Angélico, José Amorim, Hélder Azevedo e David Mayo Dias.

A equipa formada por ciclistas de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Porto, Trofa e Guarda já regressou aos treinos e têm contado com o apoio das gentes locais, que se mostram cada vez mais adeptas do ciclismo, que “até agora só viam na televisão”.

PONTE DA BARCA RECEBE MUITOS CICLISTAS

De resto, “desde que organizamos os dois Grandes Prémios do Alto Minho, Ponte da Barca parece a ‘meca do ciclismo’, têm aparecido muitas equipas ao fim de semana e vêm de todo o lado, são bastantes ciclistas. Mas mesmo à semana vê-se muita gente a pedalar e antes não se via ninguém. Tal como no BTT, desde a Maratona de BTT, que organizamos em fevereiro, que têm aparecido muitas equipas e ciclistas a treinar nos trilhos que desenhamos”, disse Luís Barbosa.

CAMPEÃO NACIONAL ALBERTO AMARAL COMANDA EQUIPA

A União Ciclista Ponte Barca conta nas suas fileiras com um Campeão Nacional – Alberto Amaral que foi Campeão Nacional de Contrarrelógio em Master 50 – e isso acaba por ser positivo para a equipa…

“O Alberto é importante por tudo. Em primeiro pelo conhecimento que tem. Depois pela vontade que ele ainda tem em querer ser cada vez melhor e isso motiva-nos a todos. Para as pessoas de Ponte da barca e Arcos de Valdevez ele ainda hoje é um herói” garantiu aquele responsável, que adiantou: “e claro que para nós todos é um orgulho ter um campeão na nossa equipa”.

Para este projeto, a União Ciclista Ponte Barca conta com o apoio da Câmara Municipal “o Presidente da Câmara Municipal aposta na multiplicidade desportiva. Para o Município e para nós esta foi uma aposta ganha. A Maratona BTT foi um sucesso, os ciclistas estão na estrada e Ponte da Barca tem recebido a visita de imensos praticantes de ciclismo”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS