CICLISMO

Flávio Fernandes abandona o ciclismo

Flávio Fernandes, ciclista de Barcelos que alinhava no JV Perfis – Gondomar Cultural, vai abandonar o ciclismo. O ciclista de 18 anos decidiu parar de competir e dedicar-se a 100 por cento aos estudos.

Flávio Fernandes fez toda a sua formação na equipa barcelense da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact, tendo estado em grande destaque na época passada, contribuindo de forma decisiva para as vitórias alcançadas pela equipa e pelos seus colegas nas várias competições. Recorde-se que Flávio Fernandes venceu de forma categórica o 17.º Prémio A. C. R. Roriz, deixando o seu mais direto perseguidor a quase dois minutos de diferença.

“NÃO QUERO CONTINUAR A FAZER ‘CARREIRA’ NO CICLISMO”

Flávio Fernandes, que este ano se juntou à equipa de Sub-23 da JV Perfis – Gondomar Cultural, começou por referir que “decidi que não quero continuar a fazer ‘carreira’ no ciclismo. Vou-me dedicar à universidade” e acrescentou que, mesmo assim, “tenho treinado, mas não vou fazer mais competição, apenas para me divertir”.

Sobre as razões que o levaram a tomar a decisão Flávio Fernandes afirmou que “não há uma razão especial. Não tenho tido vontade de fazer treinos específicos para estar em boa forma ou assim. Tenho optado por fazer treinos livres e de várias modalidades como ir correr. E sinto que gosto mais. De momento tenho investido o meu tempo a experimentar outras modalidades, mas futuramente o objetivo é praticar exercício para manter a saúde e dedicar-me à universidade”.

“NÃO SAIO DE MÃOS A ABANAR, MUITO PELO CONTRÁRIO…”

O jovem de Barcelos referiu ainda que “vou continuar a apoiar a modalidade e os amigos que fiz ao longo destes anos. Sinto que não saio de mãos a abanar, muito pelo contrário… o ciclismo ensinou-me muitas coisas úteis para a vida”.

Flávio Fernandes considera que a situação da pandemia o Covid-19 apenas acelerou a decisão: “ajudou a adiantar a decisão talvez, porque se não fosse agora, sem dúvida, que ia ser mais tarde (no final desta época)”.

Flávio Fernandes já comunicou a sua decisão ao chefe de equipa da JV Perfis – Gondomar Cultural e aos pais: “eles sempre apoiaram as minhas decisões e estariam comigo quer fosse para continuar ou desistir do ciclismo”.

Flávio Fernandes aguarda a entrada na Universidade, pretende seguir Engenharia Biomédica, e garante que “nunca vou deixar de seguir a modalidade, de ir ver as provas e apoiar os ciclistas. Ser ciclista não é fácil, tem que se gostar muito de ciclismo, mas tem que se gostar também de competir”.

VITÓRIA NO RORIZ-ROUBAIX

Dos resultados obtidos no ano passado, seu último ano de Juniores ao serviço do seu clube do coração, Flávio Fernandes destacou-se sobretudo pela forma como trabalhou em prol da equipa, abrindo caminho para as grandes vitórias conquistadas pelos seus colegas. Na Volta a Portugal de Juniores Flávio Fernandes fez segundo lugar na primeira etapa e esteve muito ativo durante toda a competição, tendo terminado no top50. No Campeonato Nacional de Fundo terminou na 10.ª posição e venceu o 17.º Prémio A. C. R. Roriz, também conhecida por Roriz Roubaix. Na Pista, Flávio Fernandes sagrou-se Campeão Nacional de Perseguição por equipas.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS