NATAÇÃO

Rafael Simões e o regresso à piscina: “foi uma excelente notícia”

Rafael Simões integrou esta semana os treinos na piscina do SC Braga. O nadador bracarense foi chamado no início da semana depois de ter saído o decreto que permite o acesso dos atletas internacionais às instalações desportivas.

Rafael Simões esteve mais de dois meses fora da piscina e, confessa, sentiu-se estranho quando entrou na água. Mas a alegria de ter sido chamado foi imensa… “Foi uma excelente notícia quando o treinador Luís Cameira me ligou a dizer que já podia voltar aos treinos. Estive parado mais de dois meses, o que nunca tinha acontecido, por isso o regresso é sempre complicado porque perdemos muito a forma”, começou por referir o jovem nadador do SC Braga, que garantiu que “para já os treinos estão a correr muito bem”.

“FOI UMA SENSAÇÃO ESTRANHA”

Qual foi a sensação nos primeiros treinos? “Foi muito estranho porque nunca estivemos tanto tempo sem nadar, então os primeiros treinos foram mais focados em tentar recuperar um pouco da sensibilidade perdida. Mas o facto de termos mantido os treinos físicos durante a quarentena ajudou muito a recuperar a forma mais rapidamente”.

“O primeiro treino foi o que custou mais, com tanto tempo afastados da piscina, perdemos a sensibilidade à água. Depois fui recuperando um pouco da sensibilidade e da forma, por isso, foi custando cada vez menos” referiu Rafael Simões, que adiantou: “apesar de custar sempre muito nesta altura”.

TREINOS DE RECUPERAÇÃO

Rafael Simões, que se juntou a Tamila Holub e José Paulo Lopes, que já treinam há cerca de três semanas, está a fazer treino de recuperação, tal como Daniel Carvalho (Júnior) e os Juvenis João Carvalho, João Sousa e Gonçalo Rocha, que também foram chamados aos trabalhos.

“Para já os treinos têm que ser mais de recuperação. Precisamos de começar aos poucos, se não ainda corremos o risco de nos lesionarmos”.

“AJUDA A TRAZER UM POUCO DE COMPETITIVIDADE E ESPÍRITO DE EQUIPA”

Para Rafael Simões regressar aos treinos foi muito bom e ainda por cima tendo a companhia de alguns colegas… “é muito motivador poder treinar e poder fazê-lo ao lado dos meus colegas. Agora estamos a treinar sete e apesar de não sermos muito já ajuda a trazer um pouco de competitividade e do espírito de equipa o que facilita o regresso aos treinos”.

Com o passar do tempo, a normalidade começa a regressar aos poucos ao dia a dia dos atletas do SC Braga e à própria secção de Natação. O grupo está focado dos treinos, na recuperação da sensibilidade à água e à forma, até porque para já não há perspetivas de competição… “as provas foram cancelas e ainda não sabemos quando vai ser a próxima competição”. Por isso “para já é complicado definir objetivos. Vamos trabalhar para recuperar a nossa forma, estivemos muito tempo fora da piscina, dos treinos coletivos e temos muito a fazer. Depois vamos ver como fica o calendário para traçar as metas”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS