BASQUETEBOL

BC Barcelos com “época intensa” em Sub-14 Femininos

O BC Barcelos teve uma “época intensa” no escalão de Sub-14 femininos. A formação treinada por Tânia Gomes começou do zero e foi crescendo e aprendendo ao longo da temporada. No momento da suspensão das provas participava na Taça do Minho, mas o grande objetivo estava a ser alcançado: aumentar o número de atletas.

Com um grupo bastante jovem, a também jogadora das seniores femininas do BC Barcelos foi moldando a equipa e conseguiu transmitir-lhes o gosto pelo basquetebol e o espírito de equipa.

 

TÂNIA GOMES: “O OBJETIVO ERA AUMENTAR O NÚMERO DE ATLETAS”

 

“Apesar de curta, a época foi intensa para mim e para as atletas” começou por referir Tânia Gomes, treinadora da equipa de Sub-14, que lembrou que “comecei com uma equipa do zero e acabei com oito atletas do escalão mais quatro Sub-12, que que auxiliavam a equipa”.

Assim, o BC Barcelos entrou para a época 2019/20 sem grandes objetivos: “não tinha objetivos competitivos, o único e grande objetivo era aumentar o número de atletas. Mesmo com alguns obstáculos pelo meio, as atletas começaram a gostar de jogar basquetebol, de pertencer à equipa e de representar o clube”.

Tânia Gomes contou o grupo com atletas muito novas, que tiveram que se integrar e aprender tudo sobre a modalidade: “o basquetebol já é um desporto difícil de ensinar porque temos muitos gestos técnicos e quando envolve o jogo muitas regras e o nosso conceito de jogo”, mas “com a ajuda de todos, as Sub-14 e duas atletas que subiram de escalão foi mais fácil integrar as mais novas e leva-las a perceber o basquetebol”.

 

“AGRADOU-ME O ESPÍRITO DE EQUIPA”

 

Num ano de intenso trabalho, a treinadora das Sub-14 garante que ficou agradada com “a entrega das atletas nos treinos e nos jogos e a evolução de cada uma. Elas próprias conseguem dizer coisas que no início pensavam que não iriam conseguir e no fim já faziam sem dificuldade” e acrescentou que “agradou-me o espírito de equipa, que lhes consegui passar. Por jogar há alguns anos sei que tudo funciona melhor quando a equipa está unida e todas com o mesmo objetivo”.

 

RETROCESSO NOS PROCESSOS

 

O BC Barcelos participou no Campeonato Regional de Sub-14, mas não conseguiu o apuramento para a Fase Final, estando, na altura da suspensão das competições, a disputar a Taça do Minho. Com o encerramento das provas e a suspensão dos treinos, Tânia Gomes teme que as atletas sofram um retrocesso… “Na fase que elas estavam, infelizmente, temo que muita coisa se vá perder. O basquetebol precisa de muita repetição, de muito treino”, mas “sei que algumas delas têm treinado em casa e vão insistindo no que aprenderam”.

Com a suspensão das provas, Tânia Gomes manteve o contacto com as atletas e foi-lhes enviando planos de treino… “no início mandava-lhes exercícios para fazerem e fazíamos algumas reuniões, tentamos manter o contacto. Ultimamente os contactos têm sido menos”, mas “enquanto fomos falando senti que elas estavam interessadas em continuar e algumas continuam a trabalhar, mesmo sabendo que não vamos regressar às competições tão cedo. Mesmo assim acho que todo o grupo se vai manter”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS