CICLISMO

Palmeira confiante que ‘Prémio Peixoto Alves’ possa ir para a estrada

Palmeira deveria ter-se engalanado hoje para receber mais uma edição, a 18.ª, do Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves, quarta prova da Taça de Portugal e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.

Na estrada estaria um pelotão de Juniores disposto a dar o seu melhor, naquela que é já considera umas das melhores provas do calendário nacional a contar para a Taça de Portugal.

César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, lamenta que, devido à situação pandémica que se vive, “Palmeira e as suas gentes não pudessem homenagear um grande homem da terra”.

“JUSTA HOMENAGEM A UM ILUSTRE ATLETA DA TERRA”

“Este Prémio é uma justa homenagem a um ilustre atleta da terra, que levou bem longe o nome de Palmeira. João Peixoto Alves venceu a Volta a Portugal em 1965 e deu muitas alegrias a todos os habitantes de Palmeira, mas também às gentes de Braga e do Minho, pois foram poucos os ciclistas minhotos a vencer tão importante prova”, disse César Gomes.

O presidente da Junta de Freguesia de Palmeira ainda está esperançado que a prova se realize este ano: “ficamos muito tristes com a suspensão da corrida, mas tinha que ser devido à situação pandémica por que estamos a atravessar. Mas ainda temos esperanças de que ela vá para a estrada porque ela está suspensa e não cancelada. Acredito que se puder haver ciclismo este ano, o Prémio Alves Peixoto se possa realizar”.

TRAJETO COM ALTERAÇÕES

“Por nossa parte estamos recetivos a receber os ciclistas. Nós já tínhamos o programa definido, começamos sempre a trabalhar dois, a três meses antes no gabinete e depois era uma questão de pôr tudo na prática e para isso precisamos apenas de duas a três semanas”.

Para este ano, o Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves ia apresentar algumas alterações: “íamos fazer uma pequena alteração no percurso. O principal patrocinador, que é a Junta de Freguesia, pediu que os ciclistas passassem mais pela freguesia. Assim, em vez de passar por outras freguesias que até não colaboram, o trajeto ia passar junto ao kartódromo”.

CIRCUITO COM TRADIÇÃO

De resto, César Gomes garante que “o circuito tem a mesma imponência de outros anos. Este circuito já tem o seu espaço no calendário nacional. Muitos dos diretores desportivos do pelotão de Juniores consideram mesmo que esta é uma das melhores provas do calendário da Taça de Portugal”.

O Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves, que já conta com um orçamento que ronda os cinco mil euros, é ainda uma boa montra do concelho de Braga…

DIVULGAÇÃO DO CONCELHO

 “Lembro-me que numa das últimas provas tivemos a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, que ficou deslumbrado com as belezas de Braga. Num momento estava a viver a luta dos ciclistas na subida ao Sameiro, com os difíceis Prémios de Montanha de segunda categoria, como logo a seguir estava a visionar as belíssimas paisagens das margens do rio Cávado. Este circuito é um meio de divulgação do concelho de Braga e desperta cada vez mais o interesse de todos. Há muitas emigrantes que se deslocam a Palmeira nesta altura só para assistir à prova. Muitos pedem-nos para a realizar em agosto, mas não é possível”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS