CANOAGEM

Darque KC celebra protocolo com Viana do Castelo

Darque Kayak Clube e o Município de Viana do Castelo celebraram um protocolo de apoio à atividade regular.

O protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pelo Presidente da Darque Kayak Clube, Américo Castro. Mas desta vez não houve cerimónia de assinatura, face ao problema da pandemia, com os protocolos a serem assinados individualmente e remetidos pelo correio.

De referir que este é o 26.º ano em que a Darque KC e o Município de Viana do Castelo, que desde a primeira hora reconheceu o papel da associação, celebram protocolos de atividade.

Por seu turno a Junta de Freguesia de Darque “informou a DKC que iria suspender os pagamentos do protocolo assinado há algumas semanas, referente ao ano de 2020. A DKC há décadas que tem protocolado com os diferentes executivos da Junta de Freguesia de Darque, sendo a primeira vez que lhe é suspenso esse apoio”, disse Américo Castro, presidente do conjunto de Darque.

DARQUE KC REINVENTA-SE

“A Darque Kayak Clube não parou a sua atividade com a pandemia, antes reinventou-se e adaptou-se faca às novas circunstâncias e continua a desenvolver atividade desportiva e social em moldes diferentes”, referiu Américo Castro, que lembrou que “a nível Social temos tido várias iniciativas, com atos de solidariedade e apoios a IPSS, através de donativos e voluntariado. No plano Desportivo adquirimos e disponibilizamos abundante material de ginásio que distribuiu pelos seus atletas”.

Os técnicos da DKC trabalham diariamente, confinados em casa, no acompanhamento online dos seus atletas, na planificação e na motivação para que estes tenham atividade desportiva regular nas suas casas.

Américo Castro referiu que “esta associação mantém assim as suas despesas mensais, ligadas a contratos celebrados com funcionários e técnicos, e aquisições de materiais de apoio necessários para o acompanhamento à distância dos atletas. Mantém despesas de funcionamento como luz, água e gás” e nesta altura “tem investido na reparação de material e embarcações enquanto não pode regularizar a atividade de treinos na água, tendo adquirido muito material de reparação. Também investiu em material de combate à pandemia do SARS COV-2”.

AMÉRICO CASTRO APREENSIVO

O presidente da Darque KC mostra-se apreensivo com a atual conjuntura “devido à mais que provável dificuldade de apoios empresariais” e, portanto, “terá que reformular o seu orçamento para 2020, visto que isentou os atletas das respetivas mensalidades, pois não consegue proporcionar os tão desejados treinos de água. Temos assim a uma diminuição considerável das suas receitas”.

Em contrapartida “a DKC aumentou as suas despesas no ano transato pela inclusão de desporto adaptado para a deficiência e assim a contratação de técnicos especializados e dedicados numa parceria com a APPACDM de Viana do Castelo que possui uma unidade em Darque. O projeto da paracanoagem foi apoiado pelo IPDJ, mas não contou com um reforço dirigido a este público específico por parte do município, que luta com falta de embarcações adequadas”.

Face à diminuição das receitas, a DKC terá dificuldade em manter o projeto de canoagem para pessoas portadoras de deficiência, que conta com bastantes atletas com estas características.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS