CICLISMO

Monte do Facho ‘ganha’ quatro pistas de BTT DHI e Enduro

O Monte do Facho, em Barcelos, está a ganhar nova vida, com a remodelação e a construção de novas pistas, numa iniciativa levada a cabo pela secção de Downhill da Associação Clube Moto Galos de Barcelos juntamente com o Enduro Facho Friends.

“É um trabalho de interesse desportivo e mérito ambiental” refere a direção do Moto Galos, que adiantou que “neste espetacular anfiteatro natural do nosso concelho, pelo enquadramento paisagístico e ampla visão da área envolvente, estão já desenhadas quatro pistas para a prática das vertentes radicais do BTT – o Downhill e o Enduro”.

“PISTAS RÁPIDAS E DIVERTIDAS, CADA UMA COM O SEU GRAU DE EXIGÊNCIA E DIFICULDADE”

“A par da adaptação da natureza às especificidades destas modalidades, têm sido colocados também obstáculos artificiais, a fim de aguçar a técnica dos praticantes”, refere o clube presidido por Pedro Sousa, que adianta que “são pistas rápidas, divertidas, cada uma com o seu grau de exigência e dificuldade. Todas permitem o contacto direto com a natureza, na máxima adrenalina que estas descidas vertiginosas proporcionam”.

“DIVULGAR A MODALIDADE”

Para os responsáveis do Moto Galos “a ideia é divulgar a modalidade e continuar a dar uso às pistas para os pilotos da equipa e outros treinar. A realização de provas desportivas federadas também é objetivo”. De referir que o Monte do Facho recebeu já quatro edições do evento “BTT DHI Moto Galos”, a contar para o Campeonato do Minho de BTT DHI.

LIMPEZA DO MONTE DO FACHO

Para o clube barcelense “este trabalho, que tem vindo a ser feito, vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental. A iniciativa tem servido para identificar zonas ilegais de descarga e para recolher diverso lixo doméstico e resíduos sólidos (desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, entre outros), para posterior ação de remoção a levar a cabo em parceria com a Câmara Municipal”.

“Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que se apela a todos ao respeito e ao bom usufruto do seu território” refere a direção do Moto Galos.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS