NATAÇÃO

Época de Natação Pura cancelada

A época da natação pura e adaptada está definitivamente cancelada. A Federação Portuguesa de Natação decidiu suspender a organização de todas as competições até 31 de julho (os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Piscina Longa – Open de Portugal estavam marcados para os dias 23, 24, 25 e 2 no Jamor e encerravam a época).

A decisão foi tomada na tomada na reunião da direção da FPN depois de auscultadas as associações territoriais e conforto da Assembleia Geral da FPN, “como garante das condições de verdade desportiva e equidade à preparação sistemática para cada disciplina desportiva” refere o comunicado.

PEDRO CRUZ “ÉPOCA DA NATAÇÃO PURA TERMINOU”

Pedro Cruz, presidente da Associação de Natação do Minho, explicou que “a época da natação pura terminou efetivamente. Todas as provas que estavam previstas estão canceladas”.

“A decisão foi tomada depois de um acordo que houve entre Associações e a Assembleia Geral, em que todos demos parecer positivo para que competições não se concretizassem. Foi uma decisão unanime”, referiu Pedro Cruz, que adiantou que “bastava que uma Associação dissesse que não, que a FPN não ia tomar esta decisão”.

A Associação de Natação do Minho já tinha tomado a decisão de dar por terminada a época – os Campeonatos Regionais de Infantis, Juvenis e Absolutos estavam marcados para o inicio de julho – , seguindo as recomendações das entidades de saúde e federativas, que preveem um mínimo de semanas para a preparação das provas.

“NÃO DEIXEM DE TREINAR”

Com a época terminada abruptamente, Pedro Cruz deixa uma palavra de apoio e incentivo aos clubes e as atletas: “deixo aqui uma palavra de incentivo aos atletas, que não deixem de treinar dentro do que é hoje possível. Cuidem da parte física. Penso que os clubes estão atentos a essa questão e vão enviando planos de trabalho porque é necessário que os atletas não percam a disponibilidade física” e adiantou “se pararem os trabalhos, quando a nova época arrancar vai ser muito penoso. Não podem treinar na piscina, mas podem fazer muitos outros exercícios para se manterem ativos”.

“Aos clubes resta-nos apoiá-los e transmitir-lhes motivação para continuarem a trabalhar em prol da natação”.

PRÓXIMA ÉPOCA: “TEMOS QUE REAJUSTAR TODO O CALENDÁRIO COMPETITIVO”

Para Pedro Cruz “este é um ano perdido, ninguém estava a contar com esta pandemia, mas tivemos que tomar medidas para não se pôr em causa a segurança das pessoas. Agora temos que pensar na próxima época. Vai realizar-se uma reunião federativa para discutir como se vai reajustar a próxima época, porque temos que reajustar todo o calendário competitivo”.

Certo é que os mínimos alcançados este ano serão transportados para a próxima época, uma vez que os Campeonatos Regionais de Infantis, Juvenis, Juniores e Absolutos, que se realizam na Piscina na Rodovia em Braga, foram homologados.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS